Consultor Jurídico

Produtividade na pandemia

TST aumenta em 6,3% a quantidade de processos julgados em 2020

O Tribunal Superior do Trabalho julgou, em 2020, 318.053 processos. A marca é 6,3% superior aos números registrados em 2019, quando o Tribunal encerrou o ano com 299.186 casos julgados. O tempo médio de tramitação também caiu de 541 para 522 dias, uma variação de -3,5%.

Divulgação/TSTPara presidente da Corte, Maria Cristina Peduzzi, trabalho remoto tem se mostrado bem sucedido

Os dados, que constam do relatório de Movimentação Processual do TST revelam o aumento de produtividade do Tribunal no período de janeiro a novembro deste ano, durante o regime de trabalho remoto implementado como medida de prevenção ao coronavírus. "O receio do impacto negativo do trabalho remoto em relação à produtividade foi superado. A metodologia tem se destacado como experiência bem sucedida", destaca a presidente do TST, ministra Maria Cristina Peduzzi.

"O Tribunal sempre se preocupou em usar tecnologias modernas para garantir uma prestação jurisdicional rápida e eficaz. Antes da pandemia, já fazíamos uso do sistema de Plenário Virtual para processos simples e de jurisprudência pacificada, e do Processo Judicial Eletrônico (PJe) para acesso aos autos digitais", enfatiza a presidente do TST ao detalhar a alta de produtividade da corte.

Outros destaques
O tempo médio de julgamento foi de 209 dias, uma redução de 15% ao índice de 2019 e consideravelmente inferior ao prazo estabelecido pela Meta 19 do TST (320 dias). 

Horas-extras, negativa de prestação jurisdicional e tomador de serviços/terceirização estão entre os três assuntos mais frequentes nos processos trabalhistas que chegaram ao TST ao longo de 2020.

Entre outros dados, o relatório ainda traz a proporção de processos julgados em sessão (37,9%) e por decisão monocrática (62,1%). No mesmo período, houve um aumento de 25,5% no número de processos pendentes de julgamento. O acervo de processos no Tribunal, que era de 428 mil processos em novembro de 2019, agora é de 504.225. Com informações da assessoria de imprensa do Tribunal Superior do Trabalho.




Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 29 de dezembro de 2020, 11h43

Comentários de leitores

1 comentário

Não creio ...

Roberto II (Advogado Autônomo)

A despeito do publicado, processos físicos estão parados desde novembro de 2019. Sequer existe previsão de retorno, mesmo que internamente. No estado do Rio de Janeiro, um passo para frente e dois para trás... provavelmente não fez parte da estatística...

Comentários encerrados em 06/01/2021.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.