Consultor Jurídico

Notícias

Fala de Bolsonaro

Ex-presidente Lula manifesta solidariedade ao presidente da OAB

O ex-presidente Lula divulgou nota nesta terça-feira (30/7) se solidarizando com o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz. Na segunda-feira, o presidente Jair Bolsonaro usou o assassinato do pai do advogado, durante a ditadura militar, para criticar a OAB

"Um dia, se o presidente da OAB quiser saber como é que o pai dele desapareceu no período militar, eu conto. Ele não vai querer ouvir a verdade. Eu conto para ele", disse Bolsonaro, logo após criticar a atuação da OAB no caso de Adélio Bispo, o autor da facada da qual ele foi alvo durante a campanha presidencial de 2018.

Felipe Santa Cruz é filho de Fernando Augusto de Santa Cruz Oliveira, um estudante de Direito que desapareceu em 1974, preso por militares agentes do Doi-Codi, no Rio de Janeiro.

Em sua nota, Lula afirma que só "quem suportou o sofrimento de perder um ente querido, sem ter sequer o direito de velar seu corpo" pode entender a dor que ele passa. Em janeiro deste ano, Lula foi impedido de sair da prisão para ir ao velório do irmão Vavá. O STF chegou a derrubar a proibição do TRF-4, mas já não havia mais tempo para o petista conseguir chegar à cerimônia. 

"O Brasil não merece ouvir as palavras de ódio de quem, pelo cargo que ocupa, deveria se referir com respeito aos que sacrificaram a vida pela liberdade em nosso país. Ao atacar os mais frágeis e os que nem podem mais se defender, esse mau presidente revela seu caráter covarde", diz Lula.

Meu caro Felipe Santa Cruz,

Quero me solidarizar com você e sua família pelo cruel desrespeito que os atingiu no dia de ontem. Só quem suportou o sofrimento de perder um ente querido, sem ter sequer o direito de velar seu corpo, poderá avaliar a dor que vocês sentem nesse momento. É como se violentassem o seu pai mais uma vez, e junto com ele todas as vítimas da ditadura.

O Brasil não merece ouvir as palavras de ódio de quem, pelo cargo que ocupa, deveria se referir com respeito aos que sacrificaram a vida pela liberdade em nosso país. Ao atacar os mais frágeis e os que nem podem mais se defender, esse mau presidente revela seu caráter covarde.

Nada poderá reparar o sacrifício de seu pai, meu caro Felipe, nem a ofensa brutal que o vitimou mais uma vez. Mas tenha certeza de que a imensa maioria do povo brasileiro ama a paz e a democracia. Sempre vamos reverenciar nossos verdadeiros heróis, e é isso que os tiranos não conseguem suportar.

Com o reconhecimento de sua corajosa defesa da democracia e da memória de Fernando Santa Cruz, 

Luiz Inácio Lula da Silva

Curitiba, 30 de julho de 2019

Revista Consultor Jurídico, 30 de julho de 2019, 15h10

Comentários de leitores

10 comentários

Idolatria imbecil

CAFILGUEIRAS (Advogado Autônomo - Civil)

Não obstante a capitis diminutio extrema a que deveria ser submetido o marginal Luiz Inácio Lula da Silva, condenado e devidamente encarcerado, ainda se arvora no direito de expor o resultado de suas diarreias mentais ignóbeis vez por outra. E o pior é que o alvo de seu "desagravo" fica lisonjeado e orgulhoso com isso. Só neste pobre Brasil mesmo!

Corruptos são os outros

SMJ (Procurador Federal)

Coitado do Lula. Vem passando por grande provação, que já o tornou um mártir que para sempre influenciará a política brasileira. Como ele diria: a jararaca está mais forte do que nunca.

No dia final reservado a todos os mortais, que o bom Deus permita-lhe abraçar os entes queridos mortos enquanto ele padece sob perseguição penal acusado por corrupção e preso pelo time do juiz que se tornou ministro da injustiça do presidente que tal juiz tanto se esforçou para eleger. Presidente que recebeu dinheiro do Queiroz depositado na conta da 1ª Dama. Mas corruptos são os outros, especialmente quem teria sido eleito presidente em 2018 se não tivesse sido preso.

Quem.....

amigo de Voltaire (Advogado Autônomo - Civil)

O presidente da OAB fez uso politico do orgao e definiu o Min. Moro como ''chefe de quadrilha''; certamente trata-se de uma posicao pessoal e de alguns colegas que ha muito deixaram de defender o criminoso e passaram a defender o crime. Quem fala o que quer ouve o que nao quer!

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 07/08/2019.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.