Consultor Jurídico

Notícias

Danos Morais

Caixa é condenada a pagar indenização a usuário xingado por gerente

A Caixa Econômica Federal deverá pagar R$ 20 mil de indenização por danos morais a um cliente que foi xingado por um gerente do banco em 2014. O caso ocorreu em Peruíbe (SP) após discussão sobre um aparelho celular esquecido na agência.

Banco pagará indenização a cliente que foi xingado por funcionário
Divulgação

Ao reparar que havia esquecido o celular no banco, o usuário ligou ao próprio telefone, que foi atendido pelo gerente. Ao avisar que iria buscar o aparelho, foi informado pelo funcionário que o item só poderia ser devolvido na segunda-feira, uma vez que o expediente já havia encerrado. Como a perda ocorreu em uma quinta-feira, o cliente insistiu para ter o celular devolvido e foi ao banco. 

Ao chegar lá, segundo os autos, foi ofendido com palavras de baixo calão na frente de outras pessoas que estavam no autoatendimento. O autor do processo só conseguiu reaver o celular após solicitar a ajuda de policiais militares, que o acompanharam até a agência. 

“Essa injúria, além de violar a dignidade do demandante, também o expôs de forma vergonhosa perante o público que estava presente na agência bancária. Trata-se de grave ofensa [...] que demonstra o desprezo do gerente pelo cidadão, quando o correto deveria ser o tratamento polido, educado e respeitoso”, afirmou o juiz Mateus Castelo Branco Firmino da Silva, da 2ª Vara Federal de Santos. 

Ainda de acordo com o magistrado, mesmo “que o autor estivesse totalmente equivocado, que o correto fosse realmente entregar o celular somente na segunda-feira, o gerente não poderia, evidentemente, xingar o demandante”. “Comprovado o ato ilícito que causou dano moral, fica evidenciada a responsabilidade civil da Caixa Econômica Federal.” Com informações da assessoria de imprensa da Seção Judiciária de São Paulo.

Revista Consultor Jurídico, 22 de dezembro de 2019, 9h12

Comentários de leitores

3 comentários

O servidor público comete a falta, o contribuinte, que paga!

Bartolomeu Dias de Araujo (Administrador)

Assim é muito bom, o servidor público comete a falta, e o contribuinte, é que paga, o correto seria a suspensão, afastamento por 3 dias a 5 dias dependendo da gravidade do ato, com perdas no salário, e demais gratificações, e se fosse reincidente, seria demitido por justa causa. Não concordo que o CEF por ser serviço público estatal, o contribuinte ter que pagar 2 vezes, a primeira, o pagamento compulsório dos impostos, taxas e tributos, e de novo pagar novamente com a indenização ao banco CEF, pois quem paga seus salários e auxilios, se não for também e de novo, o próprio contribuinte ???

Perfeita decisão.

Neli (Procurador do Município)

E o Gerente deve ressarcir o banco pelos prejuízos causados.Perfeita decisão.

Gerente de banco

O IDEÓLOGO (Outros)

Os gerentes de Banco, em sua grande maioria, pensem que são donos da agência e que "mandam nos funcionários".
Agora, uma justa causa ao "alcaide valentão".

Comentários encerrados em 30/12/2019.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.