Consultor Jurídico

Notícias

Eleição OAB

No Distrito Federal, quatro chapas disputam presidência da OAB

Por 

O cenário das eleições para presidência da OAB do Distrito Federal está definido e conta com quatro chapas na disputa. Os grupos políticos são liderados por Jacques Veloso, Délio Lins e Silva, Renata Amaral e Max Telesca.

OAB-DF/Divulgação/Reprodução/Fábio PinheiroEsq. para direita: Jacques Veloso, Renata Amaral, Délio Lins e Silva Jr. e Max Telesca encabeçam as chapas que disputam a presidência da OAB-DF.

O tributarista Jacques Veloso, atual secretário-geral, registrou a chapa “Quem sabe faz a Ordem” com o número 10. O grupo conta com o apoio do atual mandatário da entidade, Juliano Costa Couto, e do governador eleito Ibaneis Rocha (MDB), que ocupava o cargo de conselheiro federal.

A diretoria sugerida por Veloso apresenta Thais Riedel para o posto de vice-presidente, que é especialista em direito previdenciário e processual civil, e professora da Universidade de Brasília (UnB). Ela ocupa, atualmente, o posto de presidente de Comissão de Seguridade Social da OAB-DF. Além deles, compõem: Ana Magalhães (secretária-geral), Mariana Queiroz Velho (secretária adjunta) e Fernando Assis Bontempo (tesoureiro).

Para presidir a Caixa de Assistência dos Advogados é indicado Antonio Alves Filho, que atua na área trabalhista e é tesoureiro da gestão atual. Como conselheiros federais, a chapa traz os advogados Estefania Viveiros; Ricardo Peres; Esdras Souza, entre outros.

As eleições da OAB do Distrito Federal para o triênio 2019-2021 acontecerão no dia 29 de novembro. Veja as demais chapas abaixo:

Maioria de mulheres
Renata Amaral encabeça a chapa “Ordem Democrática” que, composta majoritariamente por mulheres, recebeu o número 40. São 71 mulheres e 34 homens compondo o grupo.

Sua diretoria conta com Maria Victoria Hernandez (vice), Ábiner Gonçalves (secretário-geral), Fabiana Matos (secretária adjunta) e Nathália Waldow (tesoureira). No conselho federal, são indicadas as Vera Lúcia Araújo, Rafael Dubeux e Ilka Teodoro - que presidiu a Comissão da Mulher Advogada da OAB-DF, e foi conselheira da gestão 2013-2015.

Para a Caixa de Assistência dos Advogados, a diretoria apresentada por Renata Amaral  é composta por Maria Terezinha Nunes (presidente), Carolina Costa Ferreira (vice), Melina Faria (secretária-geral), Aline Hack (secretária adjunto) e Christiane Nóbrega (tesoureira).

Chapa dissidente
O criminalista Délio Lins e Silva Jr. também formalizou sua candidatura com a chapa “Independência na Ordem”, que recebeu o número 20. O grupo é visto como o principal adversário da chapa de Jacques Veloso.

A candidata a vice-presidência é a advogada Cristiane Damasceno, especialista em direito processual penal, e professora do Centro Universitário de Brasília (UniCeub) e do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). Marcio Oliveira é cotado para secretário-geral, Andrea Saboia Fonseca, para secretária adjunta, e Paulo Braz Siqueira como tesoureiro.

Para o conselho federal, a chapa tem como titulares os advogados Francisco Caputo, Daniela Teixeira e Vilson Marcelo Malchow Vedana. Na Caixa, a presidência ficará com Eduardo Uchoa Athayde.

Em junho, um grupo de criminalistas assinou manifesto em apoio candidatura de Délio, dentre eles,  figuras já conhecidas na comunidade jurídica como Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay; Pedro Ivo Velloso; Rafael Teixeira Martins; Thiago Turbay, entre outros.

“Somos todos OAB”
A chapa “Somos todos OAB”, encabeçada por Max Telesca foi registrada com o número 30. Sua candidata a vice é Renata Villas Boas, professora de direito civil e da família no UniCeub. A composição conta também com José Alberto Araujo (secretário-geral), Andreia Moraes Mourão (secretária adjunta), Mauro Hauschild (tesoureiro). 

A Caixa de Assistência dos Advogados será presidida por Deverson Lettieri e Paulo Moraes (vice). No conselho federal, a indicação de Max Telesca é de Amauri Serralvo, Felipe Zanchet Magalhães e José Rossini Correa.

Clique aqui para ver as composições das chapas.

 é repórter da revista Consultor Jurídico

Revista Consultor Jurídico, 1 de novembro de 2018, 20h34

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 09/11/2018.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.