Consultor Jurídico

Notícias

Noite de Lançamento

Anuário é bússola por segurança jurídica, diz presidente do TJ-SP

Por  e 

Cerca de 400 integrantes da comunidade jurídica paulista estiveram no lançamento. Marlene Bergamo

O Anuário da Justiça São Paulo 2018, lançado na noite desta quarta-feira (15/8) pela revista digital Consultor Jurídico, serve como uma espécie de bússola na busca por segurança jurídica a todos os atores do mundo jurídico, de acordo com o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Manoel Pereira Calças. Em evento realizado no Salão dos Passos Perdidos no Palácio da Justiça, na região central da capital paulista, o desembargador exaltou a publicação como “manual de consulta obrigatória” para advogados, magistrados, servidores e partes.

Manoel Pereira Calças classificou o Anuário da Justiça como "manual obrigatório" para advogados e magistrados. Marlene Bergamo

“A cada ano a edição do Anuário supera a anterior, fazendo com que cada vez mais sirva de norte, de bússola para aqueles que querem saber qual é a tendência, por onde caminha, quais são as inclinações, e isso também serve para transmitir a segurança jurídica, que é um dos requisitos essenciais para o mundo dos negócios e o mundo globalizado”, afirmou Pereira Calças, em discurso no púlpito montado em frente ao Salão do Júri.

Ao citar o processo de globalização, o presidente do TJ-SP ressoou o discurso anterior da solenidade, feito pelo corregedor-geral do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Cláudio de Mello Tavares. Esse é o fator, em sua avaliação, que faz com que o Judiciário foque no modelo gerencial, inserindo criatividade e conectividade ao dia-a-dia. 

Corregedor do TJ-RJ, Cláudio de Mello Tavares discursou durante o lançamento. Marlene Bergamo

“Diante das adversidades, várias alternativas são criadas mostrando o empenho, entusiasmo e operosidade de magistrados e também dos seus servidores. Encontram-se saídas que geram resultados, satisfação e reconhecimento da sociedade. Essas ações precisam ser difundidas, e o intercâmbio de experiências é fundamental para o aperfeiçoamento do anuário”, disse Cláudio de Mello Tavares.

A evolução tecnológica da corte e as melhoras de eficiência e produção como resultado, aspectos abordados no Anuário da Justiça São Paulo 2018, foram também alvo do discurso do diretor da revista digital Consultor Jurídico, Márcio Chaer. Na abertura da cerimônia, ele destacou os avanços experimentados pelo Tribunal de Justiça de São Paulo.

Diretor da ConJur, Márcio Chaer destacou avanços do TJ de São Paulo. Marlene Bergamo

“Acompanhar esses dez anos da história do TJ foi emocionante. Testemunhamos o esforço não só de sobrevivência — posto que o poder público é deficitário — mas de capacitação, de busca de eficiência e qualidade”, apontou Márcio Chaer. Isso em momento conturbado do país. “Olhamos em volta, o que acontece com o país? Cai o Rei de Espadas, cai o Rei de Paus, não fica quase nada. Mas é preciso seguir em frente”, ressaltou o diretor da ConJur.

A superação das recentes crises nacionais também foi abordada pelo presidente Manoel Pereira Calças, ao encerrar o evento de lançamento. “Que cada um use o nosso Anuário de forma mais eficiente para que isso também seja um instrumento de prestação jurisdicional cada vez mais eficiente. Tenhamos confiança e que esses tempos turbulentos que passamos, na esfera política, econômica, administrativa e judicial sejam superados graças à atuação de todos aqueles que operam no mundo do poder Judiciário”, complementou.

Compuseram o dispositivo de honra o presidente do TJ-SP, Manoel Pereira Calças; o vice-presidente do TJ-SP, Artur Marques; o corregedor-geral do TJ SP, Geraldo Pinheiro Franco; o decano da corte, Xavier de Aquino; o presidente da Seção de Direito Privado, Gastão Toledo de Campos Mello Filho; o corregedor do TJ-RJ, Cláudio Mello Tavares; a juíza Hertha Rollemberg Padilha de Oliveira, representando a AMB;  a juíza Vanessa Ribeiro Mateus, vice-presidente da Apamagis, representando o presidente da Apamagis; o advogado Luiz Flávio Borges D’Urso, conselheiro da OAB-SP, representando o presidente Marcos da Costa; José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro, presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo; Luiz Périssé Duarte Junior, presidente da AASP; Carlos José Santos da Silva (Cajé), presidente do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (Cesa); e Davi Depiné, defensor público geral do Estado de São Paulo.

Leia o discurso do presidente do TJ-SP, Manoel Pereira Calças

O Anuário da Justiça, seja o Anuário dos tribunais superiores, do Federal, que trata da Justiça Paulista, hoje configura um manual de consulta obrigatória e, para além daquilo que foi dito pelo meu diretor do Largo São Francisco, dr. Floriano de Azevedo Marques, que servirá para estudos históricos, ressaltar que a função relevante que o Anuário tem para todos aqueles que operam na área da Justiça é extremamente importante. 

Digo mais: aquela síntese que consta nas páginas onde são assinalados os pontos de vista, de interpretação de temas importantes que ocorrem no Judiciário paulista, Federal ou do Trabalho facilitam muito para que advogados, servidores e partes tenham perfeito conhecimento do modo como cada juiz trata as diversas matérias complexas que são julgadas nesta corte, que tem por força da pujança econômica do estado, centro financeiro do país, centro industrial, centro econômico, e por força disso, a pletora de recursos judiciais se reveste de magnitude ímpar, de forma que, além da complexidade judicial, econômica, financeira, temos também valores estratosféricos que são decididos sejam nas câmaras civis, sejam nas câmaras empresariais especializadas, na Seção de Direito Público, seja nas demais seções, notadamente a Seção Criminal desta corte de Justiça. 

É uma honra representar o juiz paulista neste momento, dizendo da alegria, agradecendo deste trabalho feito pela equipe que comanda a edição e sob a batuta do dr. Márcio Chaer, que consegue fazer a cada ano uma edição que supera a anterior, fazendo com que, cada vez mais, o Anuário sirva de norte, de bússola para aqueles que querem saber qual é a tendência, por onde caminha, quais são as inclinações, e isso serve também para transmitir a segurança jurídica, que é um dos requisitos essenciais para o mundo dos negócios e mundo globalizado como foi bem ressaltado nas palavras do meu colega Cláudio de Mello, com quem tive a honra de conviver durante quase dois anos quando corregedor desta corte - me lembro muitas vezes do encontro de corregedor e que hoje vem saudar a justiça paulista, o que nos aproxima cada vez mais da Justiça carioca.

Alias, a justiça nacional, e por isso mesmo o Tribunal Regional Federal, o nosso TRT da segunda região, o TRF da 3ª região, nosso Tribunal Regional do Trabalho da 15ª na região de Campinas, todos juntos, mais o Tribunal de Justiça de São Paul albergam, sem qualquer sombra de dúvida, o maior volume de demandas que tramita nesse país. Por isso mesmo, o TRF, os dois do Trabalho e o Tribunal de Justiça de São Paulo são responsáveis por um volume tão grande de processos que contribuem de forma maciça para que tribunais superiores possa cumprir sua função constitucional de consolidar a interpretação das normas infraconstitucionais.

São Paulo tem muito orgulho, juntamente dos demais tribunais, de contribuir de forma decisiva, de forma justificada, de forma convincente, produtiva, para que a Justiça melhore cada vez mais. Todos os nossos tribunais, porque a justiça é una, tem participado seja na área da informática, na área dos sistemas de Justiça, digitalização, sistematização, informatização, troca de experiências, e não há dúvida nenhuma que todos os tribunais e o Tribunal de Justiça de São Paul têm contribuído de forma maciça para que a Justiça seja cada vez mais feita e elaborada consoante o preceito constitucional da razoável duração do processo. 

E isso que todos almejam, sempre na condição de advogado, membros do Ministério Público, servidores ou partes – somos cidadãos e cada um de nós, quando batemos às portas dos tribunais, queremos uma Justiça eficiente, célere, econômica, rápida que possa fazer, como ensina o processualista Nelson Pinto aqui presente, tem que ser cada vez mais eficiente, mais rápida, mais econômica. 

Com essas palavras eu agradeço muito a participação de todos. Nós nos sentimos honrados de termos sido convidados para servir neste espaço para esta recepção que é tão relevante para o mundo jurídico e para o poder judiciário nacional. Agradeço a presença de todos e quero que cada um use o nosso Anuário de forma mais eficiente para que isso também seja transformado em instrumento, para que a prestação jurisdicional seja cada vez mais eficiente. Tenhamos confiança e que esses tempos turbulentos que passamos, na esfera política, econômica, administrativa e judicial sejam superados graças à atuação de todos aqueles que operam no mundo do Poder Judiciário. Muito obrigado a todos.

Leia o discurso de Márcio Chaer, diretor da ConJur

Com a licença do senhor Desembargador Presidente deste Tribunal, Manoel Queiroz Pereira Calças, a quem agradeço a cessão deste salão  - e em nome da equipe do Anuário da Justiça e da revista eletrônica ConJur -saúdo a todos.

A primeira edição dessa publicação, lançada há dez anos, tinha 306 páginas. Hoje são 474. Aumentou a demanda e a responsabilidade. O acervo no Estado era de 17 milhões de processos. Cresceu 4 milhões. Mas a estrutura continua praticamente a mesma.

A saída foi explorar melhor a tecnologia. E todos sabemos como é difícil e caro dominar tanto equipamento e tantos programas. Acompanhar esses dez anos da história do TJ foi emocionante. Testemunhamos o esforço não só de sobrevivência - posto que o poder público é deficitário - mas de capacitação, de busca de eficiência e qualidade.

Olhamos em volta, o que acontece com o país? Cai o rei de espadas, cai o rei de paus, não fica quase nada. Mas é preciso seguir em frente. Lava jato, auxílio moradia, eleição presidencial, manifestação na Paulista, reforma da previdência... A sociedade se deixa levar por um turbilhão de sentimentos morais sem muita racionalidade e um país que já teve e tem tantos falsos heróis, hoje tem também falsos vilões.

Mas é preciso seguir em frente. Isso passa.

Para esta cerimônia, recebemos de pessoas que nos são caras mensagens carinhosas de apoio ao lançamento e aos resultados do Tribunal, como o diretor da São Francisco, Floriano de Azevedo Marques e do ex-presidente do STJ, Asfor Rocha. Outras mais formais, como do governador, do prefeito, do presidente da Assembleia que, como se sabe, preocupam-se muito com a Justiça.

De Boa Vista, Roraima, onde se encontra, o presidente Nacional da OAB, Cláudio Lamachia, pediu que eu lesse aqui sua saudação: “É com satisfação que parabenizo o Tribunal de Justiça de São Paulo pelo vistoso retrospecto dos resultados que lemos no Anuário da Justiça. Racionalizar e modernizar são os novos nomes do interesse público. A Advocacia critica, mas sabe também reconhecer o trabalho sério, leal e comprometido. Nossas homenagens a São Paulo na pessoa do presidente do TJ, desembargador Pereira Calças”

O futuro presidente do Supremo, ministro Dias Toffoli, nos enviou uma mensagem, que compartilho aqui: “Este Anuário da Justiça de São Paulo é uma medalha de honra ao mérito aos juízes paulistas. Os números apresentados coroam de êxito o esforço do TJ para oferecer uma justiça mais funcional, mais rápida e que atenda as expectativas da população. Eu me congratulo com os desembargadores, os juízes, promotores, procuradores, defensores públicos e advogados que conseguem associar a tecnologia disponível à sensibilidade e ao esforço humanos para produzir esse gênero de primeira necessidade, que é a justiça”.

Nas palavras do ministro Ricardo Lewandowski: "Nas pessoas dos dirigentes da ConJur, cumprimento todos aqueles que se dedicaram a colaborar com mais uma edição do já tradicional Anuário da Justiça São Paulo, no qual se ressaltam os avanços alcançados pelo Tribunal de Justiça bandeirante, que se alinha aos mais eficientes do País, agora sob o comando do diligente Desembargador Manuel Pereira Calças".  

E o ministro Celso de Mello nos enviou a declaração: “O Egrégio Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, cuja origem histórica reside no Tribunal da Relação de São Paulo e Paraná, instalado durante o 2o. Reinado, em fevereiro de 1874, no Governo liderado, então, pelo Gabinete do Visconde do Rio Branco, é um dos mais influentes, respeitados e importantes Tribunais que compõem a organização judiciária nacional! Como brasileiro e paulista, tenho a imensa honra de ter, na cúpula do Poder Judiciário de São Paulo, uma das mais notáveis Cortes judiciárias de nosso País, seja pela altíssima qualidade de seus julgamentos, seja pela excelência, grandeza e elevada qualificação pessoal, cultural e profissional dos eminentes Desembargadores que o integram e daqueles que, no passado, legaram aos cidadãos de nosso Estado (e, também, de nosso País) valiosíssimas (e imorredouras) lições impregnadas de sabedoria e de ricos ensinamentos jurídicos! Como Juiz do Supremo Tribunal Federal, tenho o alto privilégio de constatar que muitos dos precedentes de nossa Corte Suprema extraem a sua razão de decidir da sólida, densa e brilhante jurisprudência construída, ao longo de décadas, pelo Egrégio Tribunal de Justiça paulista, honra e glória do Poder Judiciário de nosso País!"

Veja o discurso de Cláudio de Mello Tavares, corregedor-geral do TJ-RJ

O presidente Manoel Pereira Calças pediu que eu dissesse algumas palavras aos senhores, então resolvi fazer apresentando, de modo geral, a questão da globalização. Ou seja, estamos diante de um mundo em permanente mutação, globalização, avanços tecnológicos, novas descobertas científicas e relações sociais complexas. O cenário atual tem sido propício ao aparecimento de novos conflitos, que desaguam na Justiça, com cada vez mais frequência a exigir soluções. Alguns casos que ganharam novos contornos ou abordagens são velhos conhecidos do Poder Judiciário, enquanto temas mais recentes seriam impensáveis anos atrás. São alterações profundas provocadas em grande parte pela maior disseminação da informação para a sociedade, a qual, mais bem informada e inserida em mundo globalizado, tornou-se mais exigente e ansiosa por respostas vindas do Judiciário, por soluções rápidas, eficientes e dotadas de conteúdo e qualidade.

O Poder Judiciário, senhor presidente Manoel Pereira Calças, por sua vez, passa por mudança de paradigma da sua gestão administrativa e judicial, com aplicação dos seus serviços e sua atuação decorrentes das exigências e necessidades da sociedade contemporânea. O Judiciário parte cada vez mais para modelo gerencial, onde conceitos e termos clássicos das organizações privadas passam a fazer parte do cotidiano das organizações públicas: planejamentos objetivos, metas, resultados e indicadores estatísticos. Criatividade e conectividade são as palavras chaves a impulsionar o trabalho. Diante das adversidades, várias alternativas são criadas, demonstrando o empenho, entusiasmo e operosidade de magistrados e seus servidores. Encontra-se saídas que geram resultados de satisfação e reconhecimento da sociedade. Essas ações precisam ser difundidas e o intercâmbio de experiências é fundamental para o aperfeiçoamento do Judiciário.

No momento atual, como corregedor geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro, tenho em mente que a fiscalização deve caminhar ao lado da orientação, onde todos seguem um padrão de excelência e onde cada qual desempenha a função que lhe cabe da melhor maneira possível. E a fiscalização se expressará principalmente na orientação e na solução que melhor se enquadra na espécie. Independentemente do viés fiscalizador, cabe ao corregedor colher sugestões, adotar medidas que facilitem acesso à Justiça e atendimento das partes. Enfim, atuar em todas as frentes buscando incessantemente a contínua melhoria dos serviços judiciais. A toda evidência, cumpre o dever legal de receber representações, investigá-las e coibir todas as falhas que se revelem prejudiciais aos trabalhos judiciais. Mas essas tarefas serão tanto menores quanto maior a conscientização de cada um de que deve todos esforços para prestação de jurisdição efetiva e voltada ao interesse do jurisdicionado, destinatário do nosso serviço.

A jornada humana, corregedor Geraldo [Pinheiro Franco], é uma sucessão de etapas que se superpõem às quais nos cabe procurar vencer. Entendo que somos, até certo ponto, os detentores do nosso futuro. Em grande parte, o rumo da nossa existência depende da nossa vontade, da nossa determinação, nossa persistência, nossa perseverança, nossa crença e acima de tudo nossa fé. Nessa linha de pensamento, podemos e devemos crer em sociedade mais justa, em que o direito não seja suplicado, mas concedido. Que a obrigação não seja imposição, mas um compromisso. Que a liberdade seja fruto da conquista e permeie a atividade humana, e o estado democrático de direito seja a construção sólida fundada no alicerce da segurança jurídica.

Em nossa sociedade, tão desigual, precisamos de pessoas que assumam papel de semeador de mudanças e renovador de esperança, ensinando que cada objetivo alcançado e cada realização são sempre pontos de partida para novos desafios, e que onde há uma vontade com certeza há um caminho. Os senhores magistrados possuem lugar de destaque neste tempo incerto, onde as tarefas, onde tantas mudanças e novos desafios nos interpelam, no qual a humanidade persiga os caminhos que conduzem à terra prometida da globalização da dignidade. Façamos deste ato solene, Dr. Márcio Chaer, um pretexto para espalharmos o bem porquanto a Justiça, quanto valor supremo, deve ser cultuado. Somos mero partícipes desta missão tão elevada.

Patrocinadores do evento
Patrocinador Master

Refit

Patrocínio:
Advocacia Mario Luz
Mudrovitsch Advogados
OAB-SP
Warde Advogados

Apoio
Acayaba Advogados

Anunciantes desta edição
Abreu Sampaio Advocacia
Acayaba Advogados
Adib Abdouni Advogados
Adilson Macabu & Nelson Pinto Advocacia e Consultoria
Advocacia Fernanda Hernandez
Advocacia Mariz de Oliveira
Advocacia Ubirajara Silveira
Affonso Ferreira Advogados
AJ1 Administração Judicial
AJ Law Advogados
Antonio de Pádua Soubhie Nogueira Advocacia
Apamagis – Associação Paulista de Magistrados
Arns de Oliveira e Andreazza Advogados Associados
ASBZ Advogados
Ayres Britto Consultoria Jurídica e Advocacia
Bialski Advogados Associados
Bottini & Tamasauskas Advogados
Bradesco S.A.
Burg Advogados
Cesar Asfor Rocha Advogados
Chiarottino e Nicoletti Advogados
Clito Fornaciari Júnior – Advocacia
Costa Marfori Sociedade de Advogados
Cunha, Ricca e Lopes Sociedade de Advogados
DASA Sociedade de Advogados
Décio Freire & Advogados
Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
D'Urso & Borges Advogados Associados
Erick Pereira Advogados
Fernando Quércia Advogados Associados
Fidalgo Advogados
Hasson Sayeg, Novaes, Venturole, Andrade e D’Avila Advogados
Heleno Torres Advogados
Jacó Coelho Advogados Associados
Kuntz Advocacia e Consultoria Jurídica
Leite, Tosto e Barros Advogados
Luchesi Advogados
Machado Meyer Advogados
Marcelo Martins de Oliveira Advogados Associados
Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
Mesquita Ribeiro Advogados
Moraes Pitombo Advogados
Mudrovitsch Advogados
OAB-SP
Original 123 Assessoria de Imprensa
Paoletti, Naves Testoni & Maluf Sociedade de Advogados
Paulo Roberto Joaquim dos Reis Advogados Associados
Pinheiro Neto Advogados
Refit
Rocha, Marinho e Sales Advogados
Ruiz Filho Advogados
Sergio Bermudes Advogados
Souza e Velludo Salvador Advogados
Teixeira, Martins Advogados
Thomaz Bastos, Waisberg, Kurzweil Advogados
TozziniFreire Advogados
Villas Bôas e Salineiro Advogados Associados
Wagman & Abucham Sociedade de Advogados
Warde Advogados

Lista de convidados que confirmaram presença na cerimônia

Integrantes do dispositivo de honra

Presidente do TJ-SP, Desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças
Vice-presidente do TJ-SP, Desembargador Artur Marques da Silva Filho
Corregedor-Geral do TJ SP, Desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco
Decano, Desembargador José Carlos Gonçalves Xavier de Aquino
Pres. da Seção de Direito Público, Desembargador Getúlio Evaristo dos Santos Neto
Pres. da Seção de Direito Privado, Desembargador Gastão Toledo de Campos Mello Filho
Pres. da Seção de Direito Criminal, Desembargador Fernando Antonio Torres Garcia
Desembargadora Maria Cristina Zucchi
Corregedor do TJ-RJ, Desembargador Cláudio Mello Tavares
Vanessa Ribeiro Mateus, Vice-Presidente da Apamagis, representando o Presidente da Apamagis
Luiz Flávio Borges D’Urso, Conselheiro da OAB SP, representando o presidente Marcos da Costa
José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro, Presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo
Luiz Périssé Duarte Junior, Presidente da AASP
Carlos José Santos da Silva (Cajé), presidente do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (Cesa)
Davi Depiné, Defensor Geral do Estado de São Paulo

MAGISTRATURA
Ministros

Ministro aposentado do STJ, Massami Uyeda
Cesar Asfor Rocha, advogado, ex-presidente do STJ
Ex-presidente do TRF, Fábio Prieto
Desembargador Nino Toldo

Desembargadores
Eros Piceli
João Alberto Pezarini
Carlos Abrão
José Percival Albano Nogueira Júnior
Ricardo Mair Anafe
Eduardo Cortez de Freitas Gouvêa
Luiz Edmundo Marrey Uint
Hertha Helena Rollemberg Padilha de Oliveira
José Benedito Franco de Godoi
Artur César Beretta da Silveira
Heraldo de Oliveira Silva
João Francisco Moreira Viegas
Achile Mario Alesina Junior
Francisco Casconi
Maurício Pessoa
Nelson Jorge Junior
Spencer Almeida Ferreira
Marcos Gozzo
Miguel Brandi Júnior
Paulo Roberto Grava Brazil
Roque Mesquita
Christine Santini

Juízes
Ivana David
Juliana Amato Marzagão
João Batista de Mello Paula Lima
Jose Marcelo Tossi Silva
Stefânia Costa Amorim Requena
Claudia Maria Chamorro Reberte Campaña
Mauricio Fiorito
Marcelo Vieira de Campos

Mais convidados
Luís Antônio de Araújo Boudens, Presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais
Lívio Enescu, Presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
Caio Cesar Vieira Rocha, Conselheiro Federal da OAB
Ana Paula Manente dos Santos, Procuradora do Estado Assessora, representando o Procurador Geral do Estado
Antonio Claudio Mariz de Oliveira, ex-presidente da OAB e ex-secretário da Segurança de SP
Alessandro Acayaba de Toledo, Presidente da Anab
José Roberto Batochio, Batochio Advogados
João Grandino Rodas, Professor, ex-reitor da USP
Sylvio Micelli, presidente da Associação dos Escreventes Técnicos Judiciários do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (AECOESP)
Antonio Carlos Ferreira de Araújo, Diretor Titular Adjunto do Departamento Jurídico – DEJUR da FIESP
Juliana Garcia Belloque, 1ª Subdefensora Pública do Estado de São Paulo
Alexandre Zavaglia Coelho, Diretor do IDP-São Paulo
Igor Mauler Santiago, Mauler Advogados
Pierpaolo Cruz Bottini, Bottini & Tamasauskas Advogados

ADVOCACIA
Luiz de Camargo Aranha Neto, Camargo Aranha Advogados Associados
Heleno Torres, Heleno Torres Advogados
Luiz Flávio Filizzola D’Urso, D'Urso e Borges Advogados Associados
Gustavo Fávero Vaughn, Cesar Asfor Rocha Advogados
Daniel Leon Bialski, Bialski Advogados Associados
Nelson Wilians, Nelson Wilians e Advogados Associados
Sérgio Emerenciano, Emerenciano, Baggio & associados advogados
Daniella Meggiolaro Paes de Azevedo, Malheiros Filho Meggiolaro e Prado Advogados
Arthur Sodré Prado, Malheiros Filho Meggiolaro e Prado Advogados
Conrado Gidrão Almeida Prado, Malheiros Filho Meggiolaro e Prado Advogados
Thiago Diniz Barbosa Nicolai, Malheiros Filho Meggiolaro e Prado Advogados
Gustavo Alves Parente Barbosa, Malheiros Filho Meggiolaro e Prado Advogados
Lucas da Silva Souza, Braga Nascimento e Zilio Advogados
Luis Celso Cecílio Leite Ribeiro, Pinheiro Neto Advogados
Clóvis Voese, Voese & Martins Advogados
Gláucia Virgínia Genovez Martins, Voese & Martins Advogados
Vitorino Antunes Neto, Tofik, Flo & Advogados
Tiago Correa da Silva, Itaú Unibanco
Willians Sebriam Mota, Itaú Unibanco
Rodrigo Cesar Salustiano, Jurídico do Itaú Unibanco
Gelson José da Silva, SESC
Raul Dolabela, Custódio Lima Advogados
Erick Nathan Feitosa, Custódio Lima Advogados
Marcos Vinicio Raiser da Cruz, Paulo Roberto Joaquim dos Reis Advogados Associados
Paulo Roberto Joaquim dos Reis, Paulo Roberto Joaquim dos Reis Advogados Associados
Luiz Felipe Perrone dos Reis, Paulo Roberto Joaquim dos Reis Advogados Associados
Giovana Carvalho Marguti, Silva Mello Advogados Associados
Lucas de Mello Ribeiro, Silva Mello Advogados Associados
Marjorie Peres Sanches, Silva Mello Advogados Associados
Tatiana de Assis Oliveira Pinto, Silva Mello Advogados Associados
Wagner de Aquino da Silva, Silva Mello Advogados Associados
Luiz Fernando Salles Giannellini, Pio Santos & Salles Giannellini Sociedade de Advogados
Marcos Joaquim Gonçalves Alves, M.J. Alves e Burle Advocacy Brasil
Pedro Luiz Bueno de Andrade, Massud Sarcedo e Andrade Sociedade de Advogados
Leonardo Massud, Massud Sarcedo e Andrade Sociedade de Advogados
Leandro Sarcedo, Massud Sarcedo e Andrade Sociedade de Advogados
Antonio Carlos de Oliveira Freitas, Luchesi Advogados
Marcella Mangullo, Odebrecht
Eduardo Peloso, Odebrecht
Marcela Zanetti Peres, Mario Luz Advocacia
Marcelo Ulbricht Lapa, Mario Luz Advocacia
Luiz Otávio Martinez Bertolo, Mario Luz Advocacia
Clito Fornaciari Júnior, Clito Fornaciari Júnior Advocacia
Fernando Hellmeister Clito Fornaciari, Clito Fornaciari Júnior Advocacia
Flávia Hellmeister Clito Fornaciari Dórea, Clito Fornaciari Júnior Advocacia
Maria Cibele Santos, Costa Tavares Paes Advogados
Anderson Pomini, Pomini Advogados
Natalia Amorim Miranda, Penteado de Castro Advogados
Margareth Bierwagen, Suarez Margarido Advogados
Daniel Matos, Matos Sociedade Individual de Advocacia
Orestes Fernando Corssini Quércia, Fernando Quércia Advogados Associados
Fernando Crespo Queiroz Neves, Arruda Alvim, Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
Afranio Affonso Ferreira Neto, Affonso Ferreira Advogados
Leonardo Tavano, Tavano Maier Advogados
Regis Fernandes de Oliveira, Regis de Oliveira, Corigliano e Beneti Advogados
Rogério de Menezes Corigliano, Regis de Oliveira, Corigliano e Beneti Advogados
Ana Paula Nazaréth Babbulin, Deneszczuk, Antonio Sociedade de Advogados
Ana Paula de Abreu Carbinato, Deneszczuk, Antonio Sociedade de Advogados
Daniel Amaral, Deneszczuk, Antonio Sociedade de Advogados
Felipe Ferrari Hacomar, Deneszczuk, Antonio Sociedade de Advogados
Gabriela Esposito da Silva Ribeiro, Deneszczuk, Antonio Sociedade de Advogados
Marcos Piffer, Deneszczuk, Antonio Sociedade de Advogados
Welton Luiz Velloso Calliffo, Deneszczuk, Antonio Sociedade de Advogados
Antonio Migliore Filho, Deneszczuk, Antonio Sociedade de Advogados
Thiago Lopes Côrte Real, PwC
Bruna Meyer, PwC
Rubens Duffles Martins, DPLaw Advogados
Maria Roseli Candido Costa, Candido Costa & Cancio Advogados Associados
Aline Stein, Kroll, a division of Duff & Phelps
Matias Illg, Kroll, a division of Duff & Phelps
Augusto de Arruda Botelho, Cavalcanti & Arruda Botelho Advogados
Maurício Pepe De Lion, Felsberg Advogados
Rafael Lewandowski Libertuci, Felsberg Advogados
Rodrigo Nascimento Dall’Acqua, Oliveira Lima, Dall’Acqua, Furrier e Gazola Advogados
Eli Alves da Silva, Eli Alves da Silva Advogados Associados
Maíra Oliveira, Chaves Alves e Salomi Advogados
Marina Chaves Alves, Chaves Alves e Salomi Advogados
Thaís Gusmão, Falcioni Advogados Associados
Ana Paula Siqueira, Siqueira Lazzareschi de Mesquita Advogados
Alfredo Zucca, ASBZ Advogados
Aitan Portela, ASBZ Advogados
Marcia Approbato, ASBZ Advogados
Maurício Maríngolo, ASBZ Advogados
Christian Vieira, ASBZ Advogados
Ávila Maríngolo, ASBZ Advogados
Renato Grion, Pinheiro Neto Advogados
Rui Celso Reali Fragoso, Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
Armando de Souza Mesquita Neto, A.Mesquita, N. Saada Sociedade de Advogados
Nádia Nayef Saada Mesquita, A.Mesquita, N. Saada Sociedade de Advogados
Alexandre Pacheco Martins, Braga Martins Advogados
Tácio Lacerda Gama, Lacerda Gama Advogados Associados
Eduardo Diamantino Bonfim e Silva, Diamantino Advogados Associados
Ricardo Marfori Sampaio, Costa Marfori Advogados
Juliana R. Ugolini de Britto, Ugolini Advogados
Mauro Ferreira Souza, Mauro Ferreira e Advogados Associados
Mário Luiz Delgado, Mário Luiz Delgado Sociedade de Advogados
Oreste Nestor Souza Laspro, Laspro Advogados Associados
Sergio Zahr Filho, Nasser Sociedade de Advogados
Michelle Guadagnucci, Gomes e Guadagnucci Sociedade de Advogados
Jorge Tadeo Goffi Flaquer Scartezzini, Goffi Scartezzini Advogados Associados
Fernando Facury Scaff, Silveira, Athias, Soriano de Mello, Guimarães, Pinheiro & Scaff Advogados
Rita de Cássia Correard Teixeira, Honda, Teixeira, Araujo, Rocha Advogados
Marco Antônio Kojoroski, Kojoroski Advogados Associados
William Marinho, Kojoroski Advogados Associados
Mário Luiz Oliveira da Costa, Dias de Souza Advogados Associados
Antonio Ruiz Filho, Ruiz Filho Advogados
Luciano Anderson de Souza, Souza e Velludo Salvador Advogados
Antonio Craveiro Silva, Craveiro Advogados Associados
Luiz Otavio Rodrigues Romeiro, Romeiro e Pessoa Advogados
André Pessoa Vieira, Romeiro e Pessoa Advogados
Jaime Rodrigues de Almeida Neto, Almeida Neto e Campanati Advogados
Tiago Leopoldo Afonso, Watermann e Afonso Advogados
Eduardo José de Oliveira Costa, A. Lopes Muniz Advogados Associados
Sérgio Roberto Alonso, Riedel de Figueiredo Advogados Associados
Ana Luisa Porto Borges, Peixoto & Cury Advogados
Lesliê Fiais Mourad, Fernando Quércia Advogados Associados
Renato Caldeira Grava Brazil, Sergio Bermudes Advogados
Sueli Moura, Antonio Viana Advogados Associados
Marlus Heriberto Arns de Oliveira, Arns de Oliveira & Andreazza Advogados Associados
Dariano José Secco, Márcio Casado & Advogados
Breno Henrique Fernandes Camargo, Machado de Campos e Barreto Advogados
Jose Rubens Salgueiro Machado de Campos, Machado de Campos e Barreto Advogados
Marcela Cristina Arruda Nunes, Rubens Naves Santos Jr. Advogados
Gabrielle F. C. I. Chalita, Rubens Naves Santos Jr. Advogados
Rodrigo Jorge Moraes, Azevedo, Moraes Advogados Associados
Mariangela Garcia Azevedo Moraes, Azevedo, Moraes Advogados Associados
Paulo Vestim Grande, Tatit & Grande Sociedade de Advogados
Rubens Carmo Elias Filho, Nogueira, Elias, Laskowski, Matias Advogados
Leandro Ranieri, Departamento Jurídico da JBS
Aquiles Tadeu Guatemozim, Departamento Jurídico da JBS
Adriano Ribeiro, Departamento Jurídico da JBS
Luciana Prado, Departamento Jurídico da JBS
Amanda Lobão Torres, Lobão & Campos Machado Sociedade de Advogados
Marcellus Ferreira Pinto, NWADV
Conrado Gontijo, IDP-São Paulo
Alexandre Kawakami, Banco Sumitomo
Rosemeiri Santos, NWADV
Marcus Vinicius Pessanha, NWADV
Alvaro Luiz Rehder do Amaral, Prandini, De Luca & Pimenta Advogados Associados
Marina de Lima Draib Alves, Jurídico SBT
Marcelo Costa Mascaro Nascimento, Mascaro Nascimento Advocacia Trabalhista
Daniel Giacomini, Braga, Nascimento e Zilio Advogados Associados
José Ricardo dos Santos Luz Júnior, Braga, Nascimento e Zilio Advogados Associados
João Augusto de Carvalho Ferreira, Braga, Nascimento e Zilio Advogados Associados
Tony Ferriera de Carvalho Isaac Chalita, Braga, Nascimento e Zilio Advogados Associados
Flávio Henrique Costa Pereira, Braga, Nascimento e Zilio Advogados Associados
Fernando Cavalheiro, Braga, Nascimento e Zilio Advogados Associados
Daniel Heidrich, A.Lopes Muniz Advogados Associados
Robson Maia Lins, Barros Carvalho Advogados
Marcos Tito da Silva Junior, Tito da Silva Advogados
Michel Davi Tito da Silva, Tito da Silva Advogados
Carla Severo Batista Simões, Décio Freire Advogados
Luiz Antônio Simões, Décio Freire Advogados
Durval Moro, Décio Freire Advogados
Denise Ribeira, Décio Freire Advogados
Fábio Antônio Tavares dos Santos, Décio Freire Advogados
Eduardo Krasovic, Décio Freire Advogados
Valéria Kassai, Décio Freire Advogados
Luciano Santoro, Fincatti Santoro Sociedade de Advogados
Juliana Fincatti Moreira Santoro, Fincatti Santoro Sociedade de Advogados
Jorge Felipe Oliveira da Silva, Kuntz Advocacia e Consultoria Jurídica
Alexandre Sigmaringa Seixas, Sergio Bermudes Advogados
Pedro Paulo de Barros Barreto, Sergio Bermudes Advogados
Ana Luísa Barreto, Sergio Bermudes Advogados
José Cretella Neto, Cretella Advogados
Acácio Fernando José, Cretella Advogados
José Rogério Cruz e Tucci, Tucci Advogados Associados
Marcos Torsani, Torsani Advocacia
Rafael Marques Aires, Amil
Fernando Hargreaves, Hargreaves & Advogados Associados
Rubens Ferreira, Escritório de Advocacia Ubirajara Silveira
Vladmir Oliveira da Silveira, Escritório de Advocacia Ubirajara Silveira
Carla Girello de Barros, Escritório de Advocacia Ubirajara Silveira
Nelson Roberto Mendes, Escritório de Advocacia Ubirajara Silveira
José Diogo Bastos Neto, Chiaparini e Bastos Advogados Associados
Guilherme San Juan Araujo, San Juan Araujo Advogados
Claudia Vara San Juan Araujo, San Juan Araujo Advogados
Rodrigo Castor de Matos, Delivar de Mattos & Castor Advogados
Nelio Roberto Seidl Machado, Nelio Machado Advogados
Patrícia Pereira dos Santos, Acayaba Advogados
Wilker C. Martins, Acayaba Advogados
Felipe Otavio Barbosa, Acayaba Advogados
Lorenzo Melo Bandoni, Acayaba Advogados
Daniel Oliveira do Nascimento, Acayaba Advogados
Thais Rossano Follo Pereira, Acayaba Advogados
Luciana Pinto de Azevedo, Antonio de Pádua Soubhie Nogueira Advocacia
André Santos Silva, Antonio de Pádua Soubhie Nogueira Advocacia
Jorge Oliveira Lacerda de Lima, Antonio de Pádua Soubhie Nogueira Advocacia
Rogério Gaspari Coelho, Machado Associados
Raphael Okano Pinto de Oliveira, Machado Associados
Julio Gonzaga Andrade Neves, TozziniFreire Advogados
Nelson Luiz Pinto, Adilson Macabu e Nelson Pinto Advogados
Adilson Vieira Macabu, Adilson Macabu e Nelson Pinto Advogados
Renata Pinto Martins, Adilson Macabu e Nelson Pinto Advogados
Roseni dos Santos, Adilson Macabu e Nelson Pinto Advogados
Djalma José Correa de Souza, Adilson Macabu e Nelson Pinto Advogados
Paulo Souza, Adilson Macabu e Nelson Pinto Advogados
Paulo Roberto Garcia, Adilson Macabu e Nelson Pinto Advogados
Marcus Vinícius dos Santos Andrade, Marcus Andrade Sociedade de Advogados
Helena Sampaio dos Santos Andrade Braga, Marcus Andrade Sociedade de Advogados
Ali Mustafa Smaili, Marcus Andrade Sociedade de Advogados
Eduardo Csordas, Csordas e Santana Sociedade de Advogados
Flávio Gonzaga Bellegarde Nunes, Flavio Gonzaga Sociedade de Advogados
Claudineia Baptista da Silva, Coordenadora Jurídica da Canon
Julia Baptista de Oliveira, Canon
Luís Cláudio Casanova, Diretor de Compliance da Ford Motor Company para a América do Sul
Paulo Henrique Ribeiro, Ricardo Viveiros & Associados
Jéssica Almassi, Ricardo Viveiros & Associados
Marcelo Marcondes de Souza, Assistente de Gabinete TJ-SP
Tarcisio dos Santos, Diretor de Assistência e Promoção de Saúde do TJ SP
Fernando Eduardo Serec, TozziniFreire Advogados
Antonio Marzagão Barbuto Neto, TozziniFreire Advogados
Julio Gonzaga Andrade Neves, TozziniFreire Advogados
Glaucia Massoni, Fragata e Antunes Advogados
Francisco Fragata Júnior, Fragata e Antunes Advogados
Kleber Barbosa, Vieira & Almeida Sociedade de Advogados
Emilio Allan dos Santos Vieira, Vieira & Almeida Sociedade de Advogados
Celso Azzi, Telles Pereira, Azzi, Ferrari, Lisboa e Almeida Salles Sociedade de Advogados
Renato Cury, Inglez Werneck Ramos Cury Françolin Advogados
Andrea Berram, Mauler Advogados
Valdecir Souza, Mauler Advogados
Carolina Schaffer, Mauler Advogados
Marco Antonio Gouveia, Mauler Advogados
Graziela Uemoto, Mauler Advogados
Mateus Gripp, Mauler Advogados
Maria Fernanda franco Guimarães, Siqueira Lazzareschi de Mesquita
Lívia Bíscaro, Diamantino Advogados Associados
Rodrigo Persone Prestes de Camargo, Pinheiro Neto Advogados
Leandro Raca, Bottini & Tamasauskas Advogados
Antonio Carlos Mendes Matheus, M. Matheus Sociedade de Advogados
Diego Godoy Gomes, Kuntz Advocacia e Consultoria Jurídica
Fabiano Salineiro, VBS Advogados Associados
Régis Guido Villas Boas Villela, VBS Advogados Associados
Eduardo Cezar Chad, Wald Advogados
Mariana Negri Logiodice, Wald Advogados
Guilherme Melo Duarte, Melo & Naves Advocacia e Consultoria
Renato Romero Polillo, Warde Advogados
Carlos Renato de Azevedo Ferreira, Warde Advogados
Tania Kalil
Paulo Seixas
Andreia Massad
Carlos Godoy
Wellington Ferreira Romão Monteiro
Reinaldo Aleixandrino
Denise Leonardi dos Reis
Remy Gama Silva
Jose Roberto Friedmann
Nicholas Merlone
Alex Mavian
Rafael Freitas
Maria Juliana da Silva Pires
Antonio Luiz Pires Neto
Rafael da Cunha
Eneias Piedade
Gilvan Carlos Fidelis de Oliveira
Maria Augusta Rivitti
Emília Kazue Saio Loduca
José Paulo Loduca
Betina Pachelli de Carvalho
Camila Pennacchi Bernardi
Vera Lucia Sabo
Andrea Silvia Cardoso Verotti
Antonio Carlos Laudanna
João Carlos Galvão Barbosa
Rony Mendes Santos
Décio Peres Maziero
Maria Luiza de Toledo Piza
Ricardo Mayrink
Sylvia Guimarães
Ana Claudia do Nascimento Cajueiro
Valdeque Oliveira
Marco Antonio Fontes Bernardes
Claudio Henrique Fontes Bernardes
Marcelo Brunella Aziz Jorge
Flavia Panella Monteiro Martins
Fabio Santos
Horácio Nelson Neiva de Lima
José Pinheiro
Arlindo dos Santos Roque
Gerson Garcia Cervantes
Flavia Lopes
Eliana Arruda
Sergio Arruda
Antonio Carlos Meccia
Sonia Regina Laurentiff Rodrigues
Daniel Carlos de Trabulsi e Meccia
Paulo Vinicius de Trabulsi e Meccia
Helena Fonseca Felice
Manoel Joaquim Reis Filho
Fabiana Wyatt
Gisele Coutinho Grandi

MAIS CONVIDADOS
Coriolano Gatto, Diretor da Insight Comunicação
Rodrigo Santos, Diretor de Operações da Softplan
Rafael Stabile, Gerente de Operações da Softplan
Ana Maria Zupo, Diretora do Portão Diversão & Arte
Luciana Jordão da Motta Armiliato de Carvalho, Defensora Pública Coordenadora da Defensoria Pública de São Paulo
João Felippe Belem de Gouvêa Reis, Defensor Público Coordenador Auxiliar da Defensoria Pública de São Paulo
Catia Sandoval Peixoto, Procuradora da USP
Maria Cristina Pera João Moreira, Procuradora de Justiça
Sandra Majer, Contadora da prefeitura do Município de São Paulo
Rodrigo Marques de Campos, Professor universitário e servidor do TJSP
Paulo Ximenes Fernandes, Professor Mestre Doutor Engenharia
Walter Del Picchia, Professor da USP
Flávio Miranda Molinari, Advogado e Consultor
Aluizio Bezerra da Silva, Servidor público federal
Paula Melo Arabia, Marketing
Ana Maria de Oliveira, Comunicação do Siqueira Lazzareschi de Mesquita Advogados
Carlos Renato Lonel Alva Santos, Assessor Jurídico do Metrus Instituto de Seguridade Social
Luciano dos Santos Sousa, Gerente de Planejamento e Finanças da LSS Consultoria Financeira
Luciana Salles, Arbitra e Mediadora do TRF-3
Francine Cadore, Coordenadora de Assessoria de Comunicação da Softplan
Marili Ribeiro, Comunicação OAB SP
Valdo Reis, Relações Institucionais do Fragata e Antunes Advogados
Alessandro Soares, Comunicação da APAMAGIS
Beth Munhoz, Comunicação da APAMAGIS
Guto Gonçalves, Comunicação da APAMAGIS
Renato Pereira dos Santos Filho, Editor do Blog Gazeta Central
Leonardo Lellis, Editor da Veja.com
Guilherme Venaglia, Repórter da Veja.com
Marcos de Vasconcellos, Jornalista
Cloves Roque Xavier, Jornalista da Associação Renassaince Fazer o Bem
Tiago Alencar, Departamento Jurídico da União Central Brasileira da IASD
Rui Alves, Deutsche Bank S.A. - Banco Alemão
Vander Giordano, Multiplan
Anna Luiza Frank Amado, Cencin
André Cencin, Cencin
Augusto Saboia, Saboia Advisors LTDA
Armando da Costa Junior, Secretario do Antonio Viana Advogados Associados
Maellen Muniz, Assessoria de Comunicação da Softplan
Alice Castanheira, Jornalista da A|C Assessoria de Comunicação e Marketing Jurídico
Solange Vilella, Jornalista da A|C Assessoria de Comunicação e Marketing Jurídico
Rodrigo Vidal Nitrini, Assessor de imprensa da Defensoria Pública do Estado de São Paulo
Vitor Saldanha, Semantix
Marcos Fagundes, Bacharel de Direito
Reinaldo Amadeo, Bacharel de Direito
Maria Amelia Carneiro Soares, Bacharel em Direito
Alexandro Lopes da silva, Bacharel em Direito
Marcelo Moraes Santos, Bacharel em Direito
Rui Tentem, Bacharel em Direito
Jonas Nunes Pereira, Bacharel em Direito
Edson dos Santos Ferreira, Estudante de Direito
Tharynne Calixto, Estudante de Direito
Maritha Soares, Estudante de Direito
Stephany Almeida Reis de Souza, Estudante de Direito
Marta dos Reis, Estudante de Direito
Samuel Majer
Antonio José Junqueira Vilela Filho
Valter Alexandre Mena
Solange Reis
Flávia Ferreira Sousa Ribeiro

 é repórter da revista Consultor Jurídico.

 é repórter da revista Consultor Jurídico.

Carlos de Azevedo Senna é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 15 de agosto de 2018, 20h31

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 23/08/2018.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.