Advocacia acuada

Toron critica "loteria jurídica" nas cortes e classifica OAB como acovardada

Autor

14 de abril de 2018, 10h12

Um dos grandes problemas do Judiciário hoje é a aleatoriedade desse Poder. Quando um caso penal cai nas mãos da 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça ou na 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal, a derrota é certo para o réu. Já na 6ª Turma do STJ e 2ª do STF, abre-se a  possibilidade para defesa.

Reprodução
Para Toron, Estado Democrático de Direito está em perigo, sob silêncio da OAB.

Esse cenário é descrito pelo criminalista Alberto Zacharias Toron, que em entrevista ao escritor Fernando Morais chamou o fenômeno de “loteria jurídica”. A conversa foi transmitida pelo blog Nocaute

O advogado analisou o instituto da delação premiada e a execução antecipada da pena.

Toron vê o momento como crítico, com as garantias sendo abolidas e o Estado Democrático de Direito em perigo. Nesse sentido, classifica a Ordem dos Advogados do Brasil como “acovardada” e diz que a presidência do Conselho Federal está calada diante de ataques contra a sociedade.

O presidente do conselho, Claudio Lamachia, respondeu neste sábado (14/4) que a entidade cumpre devidamente suas funções e quer punição de culpados, defendos prerrogativas da classe e individuais, sem “jamais” defender “os clientes dos advogados e suas causas”.

Veja a entrevista:

* Texto atualizado às 17h50 do dia 14/4/2018 para acréscimo de informação.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!