Agenda complicada

Urgências da vida política atrasam atribuições do Supremo, diz Gilmar Mendes

Autor

27 de novembro de 2017, 17h27

As urgências da vida política em um país mergulhado em uma crise sem precedentes, apesar da normalidade que a Constituição de 1988 permite ao dia a dia, atrasam as atribuições do Supremo Tribunal Federal. É o que afirma o ministro Gilmar Mendes, em fala sobre o controle de constitucionalidade e da convencionalidade no Brasil, durante painel no primeiro dia da XXIII Conferência Nacional da Advocacia, em São Paulo.

Carlos Moura/SCO/STF
Gilmar Mendes afirma que é preciso cautela na tomada de decisões que podem ter consequências amplas e futuras.
Carlos Moura/SCO/STF

“É uma questão complicada esse amontoado de processos que não conseguimos julgar. A pauta do Supremo talvez tenha mais de 500 processos. Eles entram, saem, e nós não conseguimos julgar. Em parte, isso se deve à intervenção da vida política. Hoje você tem que regular um impeachment, amanhã tem que deliberar sobre o afastamento de um senador. A agenda política vai interferindo na agenda judiciária”, apontou o ministro.

Durante sua fala, Gilmar citou Américo Pisca-Pisca, figura criada por Monteiro Lobato e que também apareceu em seu voto contra a cassação da chapa Dilma-Temer, em julgamento no Supremo, em junho. Sempre insatisfeito, o personagem queria mudar a natureza, até perceber que, na verdade, ela não é tão imperfeita quanto pensava.

“Temos brincado de Américo Pisca-Pisca na jurisdição constitucional. E, ao contrário dele, não somos vítimas do desastre, mas ainda continuamos a ensinar coisas sobre os novos temas. Uma arrogância que não é digna da responsabilidade científica e política que temos”, disse, ao criticar o idealismo jurídico e a falta de contato com a realidade, que, em sua avaliação, prejudicam o Judiciário brasileiro.

Por isso, o ministro citou a necessidade de cautela na tomada de decisões que podem ter consequências amplas e futuras. O caso mais atual, abordado por ele na saída do evento, é o do julgamento que pode definir a restrição do foro por prerrogativa de função a deputados federais e senadores.

“A questão do foro é uma questão muito delicada. A Justiça criminal no Brasil, de forma geral, não pune bem. No Brasil, só 8% dos homicídios são resolvidos. Tirar do Supremo a jurisdição não significa que não vá ser funcional, mas, se passar a decisão para os estados, será que vai ser bem julgado? Será que não será alvo de posições e pressões políticas que não afetam, ou pelo menos não parecem afetar, o Supremo?”, indagou.

Controle de constitucionalidade
Diante de um auditório cheio, o ministro discorreu sobre as mudanças que afetam o controle de constitucionalidade e alguns dos instrumentos que levaram a esse cenário: controle difuso, controle concentrado, ação declaratória de constitucionalidade, arguição de descumprimento de preceito fundamental, mandado de injunção e outros. “São mudanças importantes construídas no diálogo entre a vida prática e as concepções teóricas, a necessidade de decidir que nos onera no Supremo”, analisou.

O avanço das técnicas de decisão, no entanto, não veio acompanhado da percepção da realidade, disse. Para exemplificar, citou, em tom de mea culpa, decisão do Supremo que alterou a interpretação do princípio da fidelidade partidária, segundo o qual as vagas eleitas pertencem ao partido — quem trocar de partido sem justificativa perde o mandato, a não ser que pretenda criar outra agremiação.

“Demos a senha para os incomodados que queriam criar novas agremiações fizessem isso. A decisão do Supremo é a responsável por essa tragédia. Temos hoje 28 partidos no Congresso. Temos 35 partidos registrados, e teríamos muito mais se não tivéssemos sido muito rigorosos. Isso tudo está causando graves problemas”, analisou Gilmar Mendes, que finalizou com uma sugestão: “Que sejamos menos Américas Pisca-Pisca e mais efetivos em nossas decisões”.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!