Rampas de acesso

Fórum Ruy Barbosa, em São Paulo, terá barreira de vidro para evitar suicídios

Autor

27 de março de 2017, 17h40

Para evitar acidentes e suicídios, o Fórum Trabalhista Ruy Barbosa, na Barra Funda, em São Paulo, ganhará uma barreira de vidro em suas rampas de acesso. A obra, que custará R$ 5,3 milhões, deve demorar seis meses e começará neste semestre, dependendo ainda da aprovação do produto.

Reprodução
Proteções já existentes nas rampas receberão um complemento de vidro de 1,75 m de altura para impedir acidentes e novos suicídios.
Reprodução

A empresa que venceu a licitação foi a Penha Vidros Ltda. O material a ser instalado é um vidro laminado e temperado, com 1,75 m de altura.

A Assessoria de Imprensa do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região destaca que a altura da proteção supera o mínimo exigido pela lei, que é de 1,20 m. “O objetivo é eliminar quaisquer pontos de apoio ou impulso, além de impedir que alguém possa ser curvar sobre os guarda-corpos”, diz.

A medida começou a ser pensada no ano passado, e o contrato foi firmado no final de 2016 (Pregão Eletrônico 62/2016).

Faixas e tapumes
Antes da definição pelos vidros como complemento à proteção existente nas passarelas do fórum, a administração da corte decidiu instalar faixas e tapumes nos parapeitos dos andares. Também foram bloqueadas as rampas que permitem a transição entre os blocos do fórum.

ConJur
Passarelas foram fechadas após suicídios.
ConJur

Apenas as rampas do térreo e no décimo andar, que é o limite de chegada dos elevadores, continuaram abertas. As medidas foram oficializadas na Portaria 17/2016.

Quando esse ato foi publicado, o texto também citava que seria aberta licitação para solucionar definitivamente a possibilidade de suicídios na corte, mas a medida não foi detalhada à época.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!