Máquinas trocadas

Ataque cibernético atingiu mais de 400 computadores do TJ-SP

Autor

17 de maio de 2017, 10h42

O Tribunal de Justiça de São Paulo teve mais de 400 computadores infectados no ataque cibernético que atingiu computadores do Judiciário paulista na última sexta-feira (12/5). A maioria localizada nos gabinetes do edifício da rua Conde de Sarzedas, 100. 

O número foi divulgado pelo presidente da corte, desembargador Paulo Dimas, em comunicado aos demais integrantes do tribunal. A quantidade é mais que o dobro da inicialmente divulgada pelo TJ-SP. O Judiciário paulista conta hoje com cerca de 55 mil computadores instalados em 700 unidades.

O presidente reafirmou que não houve prejuízo aos dados sensíveis do tribunal e que nenhum data center foi atingido. Os danos foram apenas em arquivos armazenados em computadores de usuários. No mesmo dia do ataque, o TJ-SP já havia informado que o ataque não prejudicou o banco de dados nem apagou qualquer informação institucional.

Diante da dificuldade de recuperar as máquinas, Paulo Dimas informou que os equipamentos infectados já começaram a ser substituídos. Ao todo, 450 computadores devem ser trocados. "É uma situação extrema que exige grande esforço junto aos nossos servidores e empresas contratadas. Tenham a certeza de que o episódio resultará no aprimoramento dos procedimentos de contingência", afirmou Dimas.

No dia do ataque, sites de pelo menos dez tribunais brasileiros deixaram de funcionar, entre eles o do TJ-SP que suspendeu os prazos processuais na sexta.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!