Ranking de Notícias

Decisão de excluir advogado individual do Simples foi destaque da semana

Autor

30 de janeiro de 2016, 7h05

A Receita Federal jogou um balde de água fria nos advogados interessados em criar sociedades individuais: pouco após uma lei disciplinar a existência dessa nova figura, o Fisco anunciou que as sociedades unipessoais não poderão optar pelo Simples Nacional, pois passaram a valer neste ano e estão fora do rol de beneficiados pelo regime simplificado. Para o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, esse entendimento é “lamentável”. Entidades e tributaristas definiram a posição como mero formalismo, com interesse arrecadatório. Depois da polêmica, o secretário-chefe da Receita Federal, Jorge Rachid, prometeu que irá reavaliar o parecer. 

Novo presidente
A revista Consultor Jurídico faz um perfil do advogado Claudio Lamachia, que assumirá a presidência do Conselho Federal da OAB na próxima segunda-feira (1º/2). Com 55 anos, ele é visto como alguém duro na defesa dos interesses da advocacia, mas que não perde a ternura no trato com autoridades. Lamachia apresentou 28 propostas sobre sua gestão: promete, por exemplo, trabalhar para aprovar o projeto de lei que criminaliza a violação a prerrogativas dos advogados, impedir qualquer adiamento da entrada em vigor do novo Código de Processo Civil e intensificar a campanha nacional contra o caixa dois em eleições.

Freios na “lava jato”
Levantamento da ConJur aponta que 18 decisões de primeiro grau da operação “lava jato” foram reformadas pelo Supremo Tribunal Federal e pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região. No STF, os ministros concluíram que o juiz federal Sergio Fernando Moro decretou prisões com base em fundamentos genéricos, como presunção de fuga do investigado, e violou competência ao deixar de enviar à corte investigação que citava autoridades com prerrogativa de foro. A maioria das decisões continua valendo — o Ministério Público Federal estima que só 3% dos recursos da defesa foram aceitos em tribunais superiores. Clique aqui para ler a notícia.


Audiência
Medição do Google Analytics aponta que a ConJur recebeu 749,7 mil visitas e teve 1,2 milhão de visualizações de página entre os dias 22 e 28 de janeiro. A quinta-feira (28/1) foi o dia com mais acessos, quando o site recebeu 141,8 mil visitas.

O texto mais lido, com 21,3 mil acessos, foi a notícia de que os salários dos juízes brasileiros terão reajuste de 7,6% a partir do dia 1º de abril. O aumento foi anunciado pelo ministro Ricardo Lewandowski, presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, durante evento em São Paulo. O valor está acima do previsto inicialmente, de 5,5%, e foi definido em reunião no Ministério do Planejamento. Clique aqui para ler a notícia.

Com 18,6 mil acessos, ficou em segundo lugar decisão reconhecendo que condomínios não podem proibir morador de ter animal de estimação. Em decisão monocrática, o desembargador Kisleu Dias Maciel Filho, do Tribunal de Justiça de Goiás, anulou cláusula que impedia a permanência de quaisquer espécies. O relator concluir que a medida só é válida quando se comprova que a presença do animal provoca prejuízo à saúde e à segurança dos outros moradores. Clique aqui para ler a notícia.


As 10 mais lidas
Lewandowski anuncia reajuste de 7,6% para juízes em abril
Condomínio não pode proibir morador de ter animal de estimação
Supremo e TRF-4 apontam ao menos 18 erros de Moro na "lava jato"
STJ publica jurisprudência sobre custeio da prova pericial em relações de consumo
Receita diz que sociedade individual não pode optar pelo Simples
OAB divulga calendário das próximas edições do Exame de Ordem
Mãe entra com ação contra pai, mas é condenada por alienação parental
MPF escondeu delação que afasta envolvimento de Odebrecht na “lava jato”
Senso Incomum: Making a murderer, Orestéia e minha ode à Constituição!
Contas à Vista: O que fazem os advogados especializados em Direito Financeiro?


Manchetes da Semana
Lewandowski anuncia reajuste de 7,6% para magistrados a partir de abril
PDT pede que Supremo crie súmula vinculante sobre "cápsula contra o câncer"
Paternidade socioafetiva habilita herdeira para receber verba devida pelo INSS
Pedido de demissão feito por analfabeto funcional é nulo
Alckmin quer tirar verbas da Assistência Judiciária das mãos da Defensoria
CNJ nega pedido de associação de juízes e mantém regras sobre audiências de custódia
Advogados e entidades reagem à exclusão de sociedade individual do Simples
Receita diz que sociedade individual não pode optar pelo Simples
Supremo e TRF-4 apontam ao menos 18 erros de Moro na "lava jato"
Juiz aplica novo CPC ao admitir substituição de depósito por seguro-garantia
Estado não erra ao prender preventivamente se há indícios de autoria, diz magistrado

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!