Política de Ordem

Seccionais da OAB no RJ e em MT marcam datas das eleições

Autor

21 de setembro de 2015, 9h37

As seccionais da Ordem dos Advogados em Mato Grosso e no Rio de Janeiro divulgaram as datas das eleições deste ano. O pleito ocorrerá no dia 27 de novembro no primeiro estado (o edital por ser visto aqui). No Rio de Janeiro a data estipulada foi dia 16 de novembro, mas o edital só será divulgado em 30 de setembro. Além disso, no estado, o prazo para mudança de endereço no cadastro terminará dia 29 de setembro. Já a última data para pagamento das anuidades atrasadas e para requerimento de parcelamento das anuidades para as inscrições principal, suplementar e por transferência será dia 16 de outubro. Em São Paulo, a eleição ocorrerá dia 18 de novembro.

Cartão de crédito
Neste ano, a OAB-MS permitiu que os advogados quitem suas dívidas com a entidade por meio de cartão de crédito e parcelem o valor em até 24 vezes. O prazo para que os débitos sejam pagos termina no dia 9 de outubro.

Contas abertas
No começo deste mês, o advogado João Biazzo, pré-candidato à seccional paulista da OAB, solicitou à entidade que detalhasse alguns gastos da atual gestão em 2014, entre eles os relacionados a serviços de terceiros, a viagens, ao Colégio de Presidentes, ao custeio de automóveis, à auditoria que validou as contas da OAB, à guarda mirim, à comunicação institucional, etc. Questionada, a assessoria de imprensa da OAB-SP informou que os gastos são disponibilizados no site da Ordem desde 2002 e que são detalhados entre realizado e executado, que significam o montante separado para um tipo de custo e o que foi efetivamente gasto. Clique aqui e aqui para ler o texto de Biazzo no Facebook.

Apoio confirmado
Às vésperas de começar oficialmente a disputa pelo comando da seccional da OAB em São Paulo, o escritório Milaré Advogados, do ex-promotor Edis Milaré, confirmou apoio ao pré-candidato Sergei Arbex. Um detalhe importante foi o incentivo concedido por Ivo Aidar, integrante do escritório Aidar SBZ Advogados; que tem em seus quadros o também pré-candidato João Biazzo.

Pulando a mesa
O criminalista Lucas Villa é o novo apoiador do grupo de oposição nas eleições à seccional da OAB no Piauí. O candidato oposicionista é o advogado Celso Barros Neto. Em agosto, a vice-presidente da entidade, Eduarda Miranda, também deixou a situação. Ela alegou a centralização das decisões para sua saída. As informações são do Portal AZ.

Ligações indiretas
O advogado Walter Ohofugi, pré-candidato à presidência da seccional da OAB de Tocantins, acusou a entidade de ter ligações questionáveis com diversos setores. “Há filhos de diretores da OAB com cargos de confiança no governo, representantes de empreiteiras que têm negócios com prefeitura, candidatos com histórico político-partidário e até candidato com toda a estrutura patrocinada por pessoas do governo”, disse. As informações são do portal Surgiu.

Mais dois na disputa
O pleito à presidência da seccional da OAB em Mato Grosso terá mais dois candidatos: Éder Pires — que tem apoio do ex-presidente da entidade no estado Ussiel Tavares e do procurador-geral do município de Cuiabá, Rogério Gallo — e Benedito Rubens Amorim. Já concorriam ao cargo a atual vice-presidente da OAB-MT, Cláudia Aquino; José Moreno; Leonardo Campos; Pio da SIlva e Fábio Capilé. O atual presidente da seccional da OAB em Mato Grosso, Maurício Aude, anunciou que não sairá candidato na eleição deste ano. As informações são do FolhaMax.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!