Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Política de ordem

Em São Paulo, Hermes Barbosa pede a impugnação da chapa de Ricardo Sayeg

Por 

A chapa encabeçada pelo candidato à presidência da seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil Hermes Barbosa, solicitou a impugnação da chapa OAB Pra Valer, que tem como candidato o advogado Ricardo Sayeg. Consta na peça que o site do Instituto Brasileiro de Defesa (Ibradd), que é presidido por Roberto Parentoni, apoiador de  Sayeg, estava divulgando uma propaganda eleitoral indevida que apontava Sayeg como líder nas intenções de voto.

“A divulgação de pesquisa eleitoral tal como levada a efeito pela Chapa 13 OAB Pra Valer constitui prática abusiva proibida pelo Regulamento Geral e pelo Provimento 146/2011, da Ordem dos Advogados do Brasil”, argumentam os autores do material, Hermes Barbosa e Sergio Nemeyer, que concorre ao conselho federal pela chapa Hermes-Oposição. Clique aqui para acessar o documento.

Agora é que são elas
As eleições da subseção de Santo Amaro, em São Paulo, têm dado exemplo de devido à participação feminina em cargos de liderança. O grupo Muda OAB Santo Amaro - De Verdade tem como candidatas à presidência e vice, respectivamente, Adriana Zorub e Arabela Alves dos Santos. Há também outra presidenciável, Lisandra Gonçalves, que lidera a chapa que leva seu nome. A chapa José Miguel, por sua vez, tem uma mulher na vice-presidência, a advogada Roberta Schunck Polezein.

Apoio confirmado
O advogado Alberto Zacharias Toron confirmou, em vídeo, que apoia o candidato à presidência da OAB-SP Sergei Cobra. Clique aqui para assistir à declaração de apoio.

Votação em SP
A OAB-SP divulgou a relação de locais de votação no estado de São Paulo. Nas subseções, o advogado deve consultar onde é seu domicílio eleitoral por meio deste link. Já os postos da capital foram divididos por número de OAB. Confira:

Local Endereço Inscrição OAB Inicial Inscrição OAB Final
Faculdade Direito São Francisco (USP)Largo São Francisco, 954531.325
FMU – Campus Liberdade - Prédio 16Av. Liberdade, 89931.32781.396
FMU – Campus Liberdade - Prédio 17Av. Liberdade, 74981.408140.616
UNIP – Campus VergueiroRua Vergueiro, 1211140.617165.075
Uninove – Campus MemorialRua Deputado Salvador Julianelli, s/n.165.076371.269

Votação no RN
A OAB-RN também divulgou os locais de votação para os advogados do estado. Clique nos nomes das cidades para conferir os domicílios eleitorais: Assu, Caícó, Currais Novos, Goianinha, Macau, Mossoró, Natal e Pau dos Ferros

Datas das eleições
Começam, na próxima segunda-feira (16/11), as eleições à presidência das seccionais e subseções da OAB por todo o país. Confira abaixo quando será o pleito em cada estado:

Data Estado
16/novAmapá, Distrito Federal, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Santa Catarina
17/novPará, Paraíba, Rondônia e Rio Grande do Sul
18/novAlagoas e São Paulo
19/novEspírito Santo e Pernambuco
20/novAcre, Ceará, Maranhão e Mato Grosso do Sul
21/novMinas Gerais e Piauí
25/novBahia e Tocantins
27/novAmazonas, Goiás, Mato Grosso, Roraima e Sergipe

Debate brasiliense
Ocorreu, na última quarta-feira (11/11), o debate dos candidatos à presidência da OAB-DF. Questionado sobre o uso indevido do trabalho do estagiário, Délio Lins e Silva Júnior afirmou ser necessária a criação de um selo de qualidade para garantir que os escritórios ofereçam devidamente o estágio. Paulo Roque seguiu a mesma linha, mas expandiu sua fala para lembrar que a OAB precisa estar mais presente junto ao estudante de Direito, pois a “faculdade só ensina o aluno a acusar”. Em outro momento do debate, Juliano Costa Couto prometeu lutar pela criminalização de quem desrespeita o advogado. As informações são do Jornal de Brasília.

 é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 13 de novembro de 2015, 21h47

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 21/11/2015.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.