Um projeto piloto da Justiça de São Paulo planeja promover uma “competição saudável” entre 12 fóruns para estimular que servidores e magistrados poupem água, energia, serviços de telefonia e copos descartáveis. A unidade vencedora ganhará um “Selo Verde” e cinco bicicletas, que serão sorteadas entre os servidores.
O projeto TJ + Sustentável será lançado oficialmente na próxima quinta-feira (7/5) e segue modelo implantado pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. Uma árvore virtual vai registrar a pontuação de cada fórum participante, ficando mais seca ou mais frondosa de acordo com os resultados alcançados. A cada meta superada, a árvore ganhará mais frutos. A iniciativa deve correr até novembro.
Em fevereiro, o Tribunal de Justiça de São Paulo despertou críticas com outra medida para tentar economizar água: a corte aumentou o intervalo das sessões de julgamento do Órgão Especial para reduzir o consumo. De semanais, as sessões passaram a ser quinzenais. Com informações da Assessoria de Comunicação Social do TJ-SP.
Unidades participantes do projeto-piloto:
Comarca da Capital (1ª RAJ)
Fórum João Mendes Júnior
Fórum Ministro Mário Guimarães
Fórum Hely Lopes Meirelles
Comarca de Lins (2ª RAJ)
Fórum Doutor Daniel Saraiva
Comarca de Jaú (3ª RAJ)
Fórum Doutor Antonio Hermógenes Altenfelder Silva
Comarca de Rio Claro (4ª RAJ)
Fórum Desembargador Paulo Colombo Pereira de Queiroz
Comarca de Presidente Prudente (5ª RAJ)
Fórum Desembargador Francisco de Souza Nogueira
Comarca de Ribeirão Preto (6ª RAJ)
Fórum João Alves Meira Junior
Comarca do Guarujá (7ª RAJ)
Fórum Desembargador Mário de Almeida Pires
Comarca de São José do Rio Preto (8ª RAJ)
Fórum Desembargador Dimas Rodrigues de Almeida
Comarca de São José dos Campos (9ª RAJ)
Fórum Desembargador Joaquim Cândido de Azevedo Marques
Comarca de Capão Bonito (10ª RAJ)
Fórum Desembargador Benedicto Jorge Farah
Comentários de leitores
2 comentários
Feliz iniciativa, infeliz crítica
Voluntária (Administrador)
A iniciativa é elogiável, é uma forma inteligente de combater o gasto de água. Bom seria que outras viessem no mesmo sentido. A crítica sobre vencimentos dos servidores é assunto totalmente estranho, uma coisa nada tem a ver com a outra. Que ganhem bons vencimentos está certo, mas criticar uma feliz iniciativa por conta disso é desarrazoado.
Enquanto isso...
Jack_Bauer_84 (Serventuário)
O sindicato dos servidores deveria promover uma disputa para saber qual servidor tem mais consignados. Os servidores da Justiça do Trabalho amargam 9 anos sem receber sequer reposição inflacionária.
Mas parece que as autoridades enxergam a força de trabalho apenas como objetos descartáveis, ou, no máximo, um mal necessário.
Comentários encerrados em 13/05/2015.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.