Atraso de precatórios é 'problema brasileiro', diz ministro do STJ
21 de agosto de 2015, 8h30
O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Paulo de Tarso Sanseverino, ao afirmar nesta quinta-feira (20/8) ser um “problema brasileiro” o atraso do poder público no pagamento de precatórios, contou um episódio protagonizado pelo ministro aposentado Sidnei Beneti a respeito do tema.
Sanseverino diz que Beneti estava em um evento na Alemanha e perguntou a um magistrado alemão como era resolvido o pagamento dos precatórios no país. O alemão não estava entendendo a razão da pergunta e o ministro teve que repeti-la outra vez.
Permanecendo a incompreensão, perguntou como o poder público alemão pagava as suas dívidas em caso de decisão judicial. “Igual a qualquer cidadão. Foi condenado judicialmente, transitou em julgado, verifica qual é o valor e faz o pagamento”, respondeu o alemão, acrescentando que não havia distinção. “O precatório é um instituto brasileiro”, disse Sanseverino, revelando que tem há 20 anos um crédito para receber por causa de diferenças salariais da época que era juiz de primeiro grau.
Encontrou um erro? Avise nossa equipe!