ISO 9000

Processos do TJ-DF recebem certificação de qualidade

Autor

18 de março de 2014, 7h01

Uma auditoria externa no Tribunal de Justiça do Distrito Federal ampliou a certificação ISO 9001: 2008 obtida pelo TJ-DF em 2010 por conta de seu Sistema de Gestão da Qualidade. Foi reconhecida a conformidade com a norma dos escopos “Inclusão, análise e indexação de acórdãos para disponibilização de pesquisa jurisprudencial”, da Secretaria de Biblioteca e Jurisprudência, e “Correições e inspeções dos Ofícios Judiciais de 1º Grau e Turmas Recursais”, da Coordenação de Correição e Inspeção Judicial. A análise foi feita entre 13 e 14 de março pela SGS – ICS – System & Service Certification.

A primeira certificação ISO 9001:2008 para o Sistema de Gestão de Qualidade foi obtida em 2010, para duas rotinas da Secretaria Judiciária. Foi confirmada a conformidade em relação aos itens “Autuação e distribuição de Processos de 1ª instância em grau de recurso, nas Classes Apelação Cível e Apelação Criminal” e “Autuação e distribuição de petições de processamento originário, nas classes Mandado de Segurança e Habeas Corpus”. No ano seguinte, a certificação foi estendida para a Ouvidoria Geral, após a avaliação de “acolhimento, sistematização e tratamento das percepções dos usuários quanto aos serviços prestados pelo TJ-DF”.

Em 2012, houve nova manutenção e avaliação, com a certificação reconhecida em relação à virtualização e envio de autos de recursos constitucionais para o Superior Tribunal de Justiça, escopo da Subsecretaria de Recursos Constitucionais. Já em 2013, a rotina “mapeamento de competências” da Secretaria de Recursos Humanos foi integrada ao sistema. A gestão de qualidade do TJ-DF é conduzida pelo Núcleo de Gestão de Qualidade, que acompanha as auditorias externas, promove processos internos e orienta as secretarias do Tribunal em relação aos procedimentos necessários para manter a certificação. O processo é feito por profissionais independentes em relação aos servidores com responsabilidade pela área auditada e, em 2010, ocorreu na segunda semana de fevereiro. Com informações da Assessoria de Imprensa do TJ-DF.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!