O Agravo Regimental é o instrumento que deve ser usado para contestar decisão que negou a interposição de recurso especial. Por isso, a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça julgou procedente uma reclamação interposta contra decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal. O TJ-DF havia se negado a apreciar o agravo.
Segundo o relator da matéria na Corte Especial, ministro Marco Buzzi, a tese foi consolidada no STJ no julgamento do Agravo de Instrumento 1.154.599/11. O Ministério Público, em parecer, seguiu a mesma linha, considerando “discrepante a decisão do tribunal de origem em relação à jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça”.
O TJ-DF havia negado o seguiomento da ação porque, segundo o presidente da corte, o Agravo Regimental só caberia contra decisão individual em suspensão de segurança.
Segundo o TJ-DF, a interposição desse agravo constituiria “erro grosseiro e inescusável”, não sendo, portanto, possível aplicar o princípio da fungibilidade recursal.
Para a Corte Especial do STJ, no entanto, o erro estaria no não ingresso com o agravo. Ficou determinado, assim, que o tribunal local terá de julgar o recurso. Com informações da assessoria de imprensa do STJ.
Rcl 15.151
Comentários de leitores
3 comentários
Bem entendido...
Maria Lima (Advogado Autônomo)
o agravo regimental se deveu ao fato de o especial se fundar em tese já consagrada em repetitivo.
o feitiço contra o feiticeiro.
wilhmann (Advogado Assalariado - Criminal)
veja o que acontece no cotidiano dos tribunais brasileiros: comete-se barbárie de forma arraigada. Caso deixe passar in albis as sandices elas acabam se tornando norma padrão, e de forma normativa, por isso deve-se recorrer para que elas não se perpetuem. na verdade os julgadores querem a todo custo " limpar" suas gavetas sem se importar com o direito, com a lei...Precisamos de juízes e não de charlatões travestidos de magistrados...
“erro grosseiro e inescusável”
WLStorer (Advogado Autônomo - Previdenciária)
O Tribunal vai ter que julgar o “erro grosseiro e inescusável”. Vai ser interessante o resultado!
Comentários encerrados em 25/06/2014.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.