Guia do Judiciário

ConJur lança Anuário da Justiça Federal e Yearbook

Autor

30 de outubro de 2013, 21h57

João Kairuz
A revista eletrônica Consultor Jurídico lançou nesta quarta-feira (30/10) o Anuário da Justiça Federal 2014 e o Brazil Justice Yearbook 2013. O evento, na sede do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, em São Paulo, reuniu cerca de 100 pessoas. A cerimônia teve a presença do presidente da corte, desembargador Newton de Lucca, do corregedor regional do TRF-3, Fábio Prieto de Souza, e dos desembargadores Cotrim Guimarães, Cecília Mello, Cecília Marcondes, Diva Malerbi, Mônica Nobre e Johonson di Salvo.

Também marcaram presença o ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça Cesar Asfor Rocha, o ex-presidente do TRF-4 e desembargador aposentado Vladimir Passos de Freitas, o ex-presidente da OAB-SP Luiz Flavio Borges D’Urso, que representou o presidente Marcos da Costa, além do advogado Americo Fialdini, presidente da Fundação Conrado Wessel, patrocinadora do Brazil Justice Yearbook.

João Kairuz
Ao discursar, o presidente do TRF-3, Newton de Lucca (foto), falou sobre a importância do Anuário: “Sempre fui favorável ao jornalismo investigativo, assim como sou plenamente favorável à divulgação das entranhas do Poder Judiciário. É isso que nós queremos, sim. Mostrar à sociedade civil quem somos e o que fazemos. E eu me congratulo profundamente com a qualidade dessas duas publicações”.

 

 

João Kairuz
Lançamento Anuário Federal e Yearbook - 30/10/2013 [João Kairuz]O advogado Americo Fialdini (foto), presidente da Fundação Conrado Wessel, também fez uso da palavra: “A Fundação Conrado Wessel orgulha-se de ter ajudado a viabilizar o trabalho da Editora ConJur, que hoje lança aqui o Brazil Justice Yearbook e o Anuário da Justiça Federal. No papel de difusora da Ciência e da Cultura, a Fundação que presido considera essa cooperação entre o poder público e a iniciativa privada um exemplo do que se pode fazer em benefício da Sociedade.”

João Kairuz
Lançamento Anuário Federal e Yearbook - 30/10/2013 [João Kairuz]Em seu discurso, o desembargador aposentado e ex-presidente do TRF-4 e da Ajufe, Vladimir Passos de Freitas (foto), declarou que aceitou o convite para abrir o evento com grande alegria: “Ao dar ao Brasil esta radiografia do Poder Judiciário Federal, a ConJur contribui para democratizar o exercício do poder, orienta aqueles que tem suas ações submetidas à Justiça Federal e abre espaço para pesquisas acadêmicas, que hoje despertam enorme interesse nas melhores Universidades.”

Presente no evento, o ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça Cesar Asfor Rocha disse considerar o Anuário uma ferramenta que dá mais transparência ao Judiciário. “Essas publicações que estão sendo feitas sob coordenação do Marcio Chaer são extraordinárias porque abrangentes de todas as áreas jurídicas relevantes. E dão ideia a todos os que atuam no mundo jurídico um perfil das instituições e das pessoas que as integram. Isso é muito bom porque revelam a verdade de cada qual, dá mais transparência e ao mesmo tempo orienta melhor aqueles que frequentam essas instituições”.

Publicações
O Anuário da Justiça Federal é um retrato de cada um dos cinco tribunais em ação. Reportagens e dados estatísticos mostram como cada corte vem trabalhando para atender a mais de 1 milhão de pedidos que tramitam nos gabinetes de seus desembargadores.

No perfil dos 130 desembargadores e das 38 câmaras de julgamento em que atuam o leitor pode entender como pensam e quais as tendências nas suas decisões.

O destaque desta edição do Anuário da Justiça Federal vai para a polêmica criação de novos tribunais, por meio de Emenda Constitucional 73 de 2013. Liminar do Supremo Tribunal Federal suspendeu a sua instalação e agora juízes, procuradores e advogados discutem as alternativas para que o Judiciário consiga dar respostas em tempo razoável. Investir na primeira instância e nos Juizado Especiais foi uma das saídas apontadas.

O Brazil Justice Yearbook é a primeira e única publicação em inglês que explica como funciona o Poder Judiciário brasileiro. Traz o perfil de todos os ministros dos tribunais superiores e do Supremo Tribunal Federal. Além de uma seleção das suas principais decisões.

A reportagem de capa analisa os 25 anos da promulgação da Constituição Federal. Discute os avanços e direitos alcançados pelos brasileiros e ainda os desafios que o país tem pela frente.

Com o apoio da Fundação Conrado Wessel, o Brazil Justice Yearbook será distribuído para empresas multinacionais e embaixadas no Brasil. Representações diplomáticas do país no exterior também receberão a publicação.

Sobre o anuário:

Cotrim Guimarães, desembargador do TRF-3
“Em uma palavra, o Anuário significa transparência. Hoje em dia, mais do que rapidez, mais do que celeridade, números, a Justiça precisa de transparência. A sociedade exige isso do Judiciário. Acredito que a Justiça Federal seja uma das mais transparentes do nosso país, em todos os graus. E esse trabalho da ConJur contribui 100% para esse objetivo. Mostra quem é quem, como trabalham, dados estatísticos, a formação de cada julgador, a sua origem. O Anuário contribui com a transparência do Judiciário.”

João Kairuz
Lançamento Anuário Federal e Yearbook - 30/10/2013 [João Kairuz]Antonio Corrêa Meyer, sócio do escritório Machado, Meyer Advogados (foto, ao centro, com Américo Fialdini e Márcio Chaer)
“O Anuário foi uma ideia muito criativa e tem sido extremamente utilizado pelos advogados. É muito útil para a advocacia em geral, porque nos traz informações importantes para o advogado saber exatamente a composição dos tribunais, o perfil de cada juiz, ministro, desembargador. Isso faz a diferença quando o advogado está atuando na sua atividade, procurando buscar o reconhecimento do direito dos seus clientes. Dessa forma, o Anuário se tornou ao longo do tempo um instrumento absolutamente necessário para a advocacia.”

José Luis de Oliveira Lima, advogado criminalista
“O Anuário virou uma Bíblia para os advogados. No meu escritório, os Anuários ficam ao lado do Código Penal. É um trabalho primoroso para os operadores de Direito. Sempre que você vai fazer uma sustentação oral, podemos ver a composição da Turma, da Câmara, o que efetivamente te ajuda.”

Marcelo Knopfelmacher, presidente do Movimento de Defesa da Advocacia
“O Anuário é uma fotografia da Justiça. Importante para a advocacia e todos os operadores de Direito porque mapeia o tribunal, mostrando o posicionamento dos magistrados, a sua fisionomia e também a estrutura das cortes. A ConJur está de parabéns.”

Caio Cesar Rocha, advogado
“O Anuário é um instrumento muito importante para o dia a dia do advogado, tanto para aquele que atua nas instâncias superiores quanto para aquele que está mais afastado. Com o Anuário, o advogado pode conhecer os desembargadores, ministros, como se posicionam e as suas ideologias. A partir disso, o advogado pode escolher o seu caminho.”

Heleno Taveira Torres, advogado e presidente da Comissão de Graduação da Faculdade de Direito da USP
"O Anuário é um instrumento de transparência, permite que não somente os advogados mas que também a sociedade conheça melhor os principais julgadores. Com esses elementos, ganha tanto a Justiça quanto a sociedade."

Os anunciantes do Yearbook 2013

Advocacia Fernanda Hernandez
Amil Assistência Médica Internacional Ltda.
Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
FAAP -Fundação ARmando Alvares Penteado
FCW – Fundação Conrado Wessell
Gamil Föppel Advogados
Luiz Leonardos Advogados
Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
Marcelo Leonardo Advogados
Oliveira Campos & Giori Advogados
Pinheiro Neto Advogados
Rocha, Marinho e Sales Advogados
Sacha Calmon, Mizabel Derzi Consultores e Advogados
Teixeira, Martins e Advogados
Toron, Torihara e Szafir Advogados
TozziniFreire Advogados
Ulhôa Canto Rezende e Guerra Advogados 

Veja abaixo os anunciantes do Anuário da Justiça Federal 2014

AASP – Associação dos Advogados de São Paulo
Advocacia Fernanda Hernandez
Barbosa, Müssnich & Aragão Advogados
Bottini & Tamasauskas Advogados
Dannemann, Siemsen, Bigler & Ipanema Moreira
Décio Freire & Associados
Dias de Souza Advogados Associados
D’Urso & Borges Advogados
FAAP – Fundação Armando Alvares Penteado
Feldens Madruga
Gamil Föppel Advogados
Gusmão & Labrunie – Propriedade Intelectual
IPET – Instituto Pernambucano de Direito Tributário
Loeser e Portela Advogados
Machado Associados
Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
Marcelo Leonardo Advogados
Moraes Pitombo Advogados
Oliveira Campos & Giori Advogados
OAB- Conselho Federal
OAB- Seccional São Paulo
Pinheiro Neto Advogados
Rocha, Marinho e Sales Advogados
Sacha Calmon, Mizabel Derzi Consultores e Advogados
Souza Cruz S.A.
Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
Ulhôa Canto Rezende e Guerra Advogados

Veja abaixo a lista dos presente ao evento
Alexandre de Souza Hernandes
Américo Fialdini Jr. presidente da Fundação Conrado Wessel
Ana Claudia Akie Utumi
Antônio Augusto Della Côrte da Rosa
Antonio Correa Meyer
Arnaldo Malheiros Filho
Augusto Luiz de Almeida
Caio Cesar Rocha
Carlos Eduardo Delgado
Carlos José Santos da Silva
Carolina Fonti
Cecilia Mello, desembargadora federal
Celso Mori
Cesar Asfor Rocha, ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça
Conceição Aparecida Giori
Cristiane Tanikawa
Diva Malerbi
Eduardo Diamantino Bonfim E Silva
Eduardo Elias
Elisabete M. Nishi
Elza Cruz
Enilda Tavares Ribeiro Porto
Erasmo Guedes Neto
Fabrício de Oliveira Campos
Felipe Fialdini
Francisco de Paula Bernardes Jr
Gisele Batista
Heleno Taveira Torres, coordenador do Curso de Direito da USP
Humberto Gouveia
Joaquim Pedro de Medeiros Rodrigues
Jonas de Oliveira
Jose Roberto Friedmann
José Luis de Oliveira Lima
José Tadeu Picolo Zanoni, juiz de Direito do TJ-SP
Lesley Sogl
Luciana Nini
Luís Antonio Johonson di Salvo
Luiz Aranha Neto
Luiz Flávio Borges D’Urso, diretor de Relações Institucionais da OAB-SP
Manoel Santos Pereira
Marcelo Knopfelmacher, presidente do Movimento Defesa da Advocacia
Marcelo Nobre
Marcelo Vieira de Campos
Marco Antonio Kojoroski
Marcos de Lima Porta, juiz de Direito do TJ-SP
Marielza Cosso
Mauricio de Carvalho Silveira Bueno
Miguel Ângelo Salles Manente
Mônica Nobre, desembargadora federal
Newton De Lucca, presidente do TRF-3
Nicholas Merlone
Pablo Naves Testoni
Paulo Camargo Tedesco
Paulo Cezar Neves Junior, presidente da Ajufesp
Pierpaolo Cruz Bottini
Rafael Estephan Maluf
Raul Haidar
Remy Gama Silva
Renata Lorena de Oliveira
Rodrigo Bernardes Dias
Rogerio Aro
Sandra da Silva
Sandro Mercês
Sérgio Niemeyer
Silmara Alexandre Queiroz
Sobrina Reis Canedo
Thiago Correa Vasques
Valdenicia de Araújo
Vinicius Juca Alves
Vladimir Passos de Freitas, ex-presidente do TRF da 4ª Região
Walter Ciglioni
Yêda Peixiho Bento  

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!