Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Prática jurídica

'Faculdades de Direito estão presas em um túnel do tempo'

Por 

O curso de mestrado da Direito GV é o único que aparece na lista dos mais inovadores do mundo. O ranking foi feito pelo jornal britânico Financial Times, que avaliou informações como o número de programas, o grau de dedicação, custo total, existência de bolsas e parcerias com outras instituições.

A inovação nas faculdades de Direito é tema recorrente entre especialistas. Segundo o presidente da Universidade britânica de Direito (UK-based University of Law), Nigel Savage, as faculdades de Direito estão presas em um túnel do tempo da pesquisa que não é relevante para a prática jurídica. Ainda de acordo com ele, o papel do advogado é oferecer soluções para o seu cliente e não se concentrar demais na lei em si.

Para implementar o estudo do Direito, universidades têm juntado conhecimentos do Direito com outras disciplinas, especialmente de negócios. A necessidade vem das constantes reclamações de advogados que queriam ter um olhar mais comercial.

James Batham, sócio e diretor de inovação do escritório de advocacia Eversheds, tem parceria com o programa “Direito sem barreiras” (Law without walls). O programa junta estudantes de Direito e estudantes de negócios para trabalhar em projetos internacionais. Os participantes atuam em equipes para desenvolver um plano de negócio que resolva problemas de forma criativa tanto na teoria quanto na prática. Eles assistem às sessões ao vivo on-line toda a semana e se encontram no início e no fim do programa, que dura três meses.

Enquanto criticada por alguns, a educação jurídica tradicional também recebe elogios. O reitor da faculdade de Direito da Universidade de Oxford, Timothy Endicott, por exemplo, vê mérito em estudantes que se especializam em áreas improváveis de se encontrar na prática. Para ele, sempre haverá demanda para graduados que tenham desenvolvido mentes jurídicas, mais que simplesmente habilidades legais.

Ranking
Na lista das universidades mais inovadoras da América do Norte aparecem Boston University; Harvard Law School; New York University e University of Michigan. Entre as melhores da Europa estão Institute for Law and Finance Goethe University; University of St Gallen; Nottingham Trent University. Na Ásia, entre as universidades selecionadas como mais inovadoras estão a University of Melbourne; University of New South Wales e University of Sydney. Na África aparece apenas a University of Pretoria. E no Brasil, apenas a Fundação Getulio Vargas foi selecionada.

 é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 17 de novembro de 2013, 8h11

Comentários de leitores

1 comentário

Inovar não é tudo!

Leopoldo Luz (Advogado Autônomo - Civil)

Importante que o aluno de graduação busque conseguir uma base consistente do direito brasileiro antes de se aventurar em negociações internacionais, direito estrangeiro, regras internacionais do comércio etc.
Não seria conveniente ao aluno em formação se envolver com assuntos de pós-graduação específica,se isso implicar em deixar de lado os fundamentos do direito brasileiro, os tradicionais 4 códigos, a CF, o CDC e a CLT, que abrangem a maioria absoluta das questões profissionais do dia a dia.

Comentários encerrados em 25/11/2013.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.