Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Rede D'Or

Cade julga concentração de mercado em hospitais no DF

O ato de concentração relacionado à compra do plano de saúde do Grupo Santa Luzia pelos controladores da Rede D’Or será julgado nesta quarta-feira (20/2) pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Segundo o Sindicato Médico do Distrito Federal (SindMédico-DF), o grupo empresarial concentra uma relevante parte dos hospitais no DF.

A entidade enviou ao Cade um documento em que lembra um parecer da superintendência-geral do órgão que aponta elevada concentração no mercado de hospitais e alerta sobre o risco de controle de mercado também no setor de planos de saúde.

Segundo o parecer, feito pela Coordenação-Geral de Análise Antitruste do Cade, a venda das ações do Medgrupo para a Rede D´Or concentrará nas mãos do novo dono mais de 50% das internações e mais de 60% dos leitos e do faturamento do mercado. “No caso da área de Oncologia, a Rede D’Or ficará com o controle de 100% dos leitos de internação no Plano Piloto”, destaca Gutemberg Fialho, presidente do SindMédico-DF. Recentemente, a Rede D’Or adquiriu também os hospitais Santa Lúcia; Santa Helena; Maria Auxiliadora; Renascer; e Prontonorte.

Ainda de acordo com o parecer, há concentração também na área da cardiologia. Dos 140 leitos especializados para atender as pessoas com problemas relacionados ao coração em Brasília, 81,4% deles ficariam sob o controle do grupo. E nenhum dos hospitais considerados concorrentes indicaram possuir leitos similares.

Revista Consultor Jurídico, 19 de fevereiro de 2013, 15h36

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 27/02/2013.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.