Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Processo digital

JF do Sul ultrapassa 1,5 milhão de ações eletrônicas

A Justiça Federal da 4ª Região ultrapassou a marca de 1,5 milhão de processos eletrônicos (e-proc v2) nesta segunda-feira (4/2). O controle do número de ações pode ser consultado no portal do TRF-4, por meio de um contador que atualiza online o número de processos que chega à Justiça Federal nos três estados da Região Sul.

A marca inclui todos os processos distribuídos na Justiça Federal desde outubro de 2009 nas várias Seções e Subseções Judiciárias do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná, no TRF-4 e também nos Juizados Especiais Federais, Juizados Especiais Avançados e Unidades de Atendimento Avançadas.

O contador registra os processos distribuídos no processo eletrônico pelo sistema e-Proc v2, implantado na Justiça Federal em 2009. O e-Proc v2 é considerado mais completo e moderno, já que atende todos os graus e competências de jurisdição da 4ª Região. O sistema anterior, chamado e-Proc v1, recebia somente as ações dos Juizados Especiais Federais. Desde a implantação do processo eletrônico em 2003, somando os sistemas v1 e v2, a Justiça Federal da 4ª Região possui mais de 3 milhões de ações eletrônicas.

O TRF-4 foi pioneiro no país na implantação do sistema processual eletrônico. O e-Proc funciona há 10 anos. O programa utiliza apenas software livre e permite a integração das instituições com os tribunais superiores. Foi desenvolvido por servidores de Tecnologia da Informação do TRF-4 e da Justiça Federal do RS, de SC e do PR, com baixo custo para a administração pública. Também participaram órgãos como Caixa Econômica Federal, Advocacia-Geral da União, Fazenda Nacional, Ministério Público Federal, OAB, entre outros. Com informações da Assessoria de Imprensa do TRF-4. 

Revista Consultor Jurídico, 5 de fevereiro de 2013, 13h14

Comentários de leitores

1 comentário

MEUS PROCESSOS JÁ DURA (12 anos) e (22 anos)

aluizio gaviao azul (Funcionário público)

O processo n. 2001.83.00.017483-3 já está na justiça há 12 anos e até hoje nem houve o desmembramento dos in
teressados. Com essa tão falada eletronice como será que vai ficar. Será que vamos esperar mais muitos ainda
por o processa acima ser eletronizado?
Temos outro processo n. 270/91 na 7. Vara trabalhista t.T.T/pe que alcançou: 22 anos de espera. Com a eletro-nização como vai ficar?

Comentários encerrados em 13/02/2013.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.