Consultor Jurídico

Disputa eleitoral

TRE-MT recebeu 816 denúncias no segundo turno

A Justiça Eleitoral de Mato Grosso recebeu 816 denúncias de supostas irregularidades na campanha eleitoral do segundo turno de 2012, em Cuiabá, segundo o último levantamento do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). Compra de votos, vale combustível e oferecimento de dinheiro como de serviços estão entre os crimes mais denunciados.

Entre as irregularidades mais cometidas estão: propaganda eleitoral em carro de som, em muro, placas, faixas, cartazes, rádio, veículos adesivados, material impresso e abuso de poder econômico. Os registros são checados por fiscais do TRE-MT, que os encaminhas à Polícia Federal.

De acordo com o TRE-MT, 64% das denúncias foram realizados por telefone, e 34% pela internet, no sistema da ouvidoria. O balanço do órgão aponta ainda que o número de denúncias foi maior durante a campanha de primeiro turno no estado, quando o TRE recebeu 4.549 casos de janeiro ao dia 7 de outubro.

Todas as denúncias que chegam são cadastradas em um banco de dados, que armazena informações sobre crimes eleitorais. Quem quiser fazer denúncias, precisa entrar em contato com a ouvidoria de seu respectivos estado. Os números podem ser encontrados na internet. Com informações da Agência Brasil

Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 28 de outubro de 2012, 13h02

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 05/11/2012.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.