Banco Bradesco foi o campeão de reclamações de 2011
15 de março de 2012, 18h35
O grupo Bradesco foi a empresa mais reclamada de São Paulo no ano passado. Em segundo lugar vem a companhia de comércio eletrônico B2W, responsável pelos sites de vendas Americanas.com, Submarino e Shoptime. As informações constam do Cadastro de Reclamações Fundamentadas em 2011, divulgado pelo Procon-SP nesta quinta-feira (15/3), dia internacional do consumidor. No total, o Procon atendeu 727,2 mil reclamações e consultas, 15% a mais que o registrado em 2010.
A lista traz reclamações feitas pelos consumidores e não atendidas pelas empresas. Ao todo, são 3,6 mil empresas, que receberam 33,4 mil reclamações. Dessas, 15,9 mil foram atendidas e 17,4 mil ficaram sem resposta. Para ler o relatório na íntegra, clique aqui.
O Bradesco recebeu 1,7 mil, das quais 862 foram atendidas e 861, não. A B2W, segundo lugar, recebeu 1,5 mil reclamações. Atendeu 954 e deixou de atender 620. Em terceiro lugar ficou o banco Itaú Unibanco, com 583 reclamações não atendidas. Logo depois vem a fabricante de eletrônicos LG, que deixou de atender 286 reclamações.
Na divisão por setores, o campeão de reclamações é o setor de produtos, que representou 37% das reclamações não atendidas. O ramo financeiro, que engloba basicamente os bancos, responderam por 28% das queixas fundamentadas.
A internet teve um aumento de 86% nas reclamações, em relação a 2010. Segundo o Procon, isso se atribui ao crescimento das vendas pela web e pela disseminação dos sites de compras coletivas. A maioria das queixas, segundo o órgão de defesa do consumidor, é sobre a falta da entrega ou defeitos nos produtos comprados online. Com informações da Assessoria de Imprensa do Procon-SP.
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