Liberdade de Imprensa

Seminário no RJ discute os riscos do jornalismo no Brasil

Autor

16 de maio de 2012, 5h38

Neste ano, quatro jornalistas já foram assassinados no país. Os crimes, que podem ter relação com a atividade jornalística das vítimas, suscitam questões que serão discutidas em um seminário no Rio de Janeiro. Sob o título “Jornalismo de Risco no Brasil”, o evento vai discutir e apontar caminhos para que mortes e agressões a jornalistas em atividade profissional não se repitam. O evento ocorre dez anos após a morte de Tim Lopes, que foi assassinado enquanto fazia uma reportagem em uma favela do Rio de Janeiro.

Entre os debatedores estará Michael Camilleri, especialista em Direitos Humanos da Relatoria Especial para a Liberdade de Expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH). Ele vai apresentar a palestra “Modelos Jurídicos Interamericanos em matéria de Prevenção, Proteção e Luta contra a Impunidade”. O seminário ocorre nos dias 31 de maio e 1º de junho.

Durante os dois dias, fotos da agência Imagens do Povo, do Observatório de Favelas da Maré, serão projetadas em uma televisão no salão de entrada da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-RJ), que abrigará o seminário. No encerramento do seminário, Bruno Quintela, filho de Tim Lopes, apresentará um trecho do filme “Histórias de Arcanjo – um documentário sobre Tim Lopes”.

O evento é promovido pela Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) e Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), com apoio da ESPM-RJ. Tem o patrocínio da Fundação John S. & James L. Knight e faz parte do Projeto contra a Impunidade da SIP.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas online. Serão fornecidos certificados de participação a todos os inscritos. Vagas limitadas.

Serviço
Seminário “Jornalismo de Risco no Brasil: Tim Lopes, 10 anos depois"
Onde: ESPM-RJ – Rua do Rosário, 90 – centro – Rio de Janeiro
Quando: 31 de maio e 1º de junho, das 8h às 12h30
Inscrições no local ou clicando aqui
Informações: [email protected]

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!