Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Eleições 2012

Mais de 100 cidades têm apenas um candidato a prefeito

No dia 7 de outubro, os eleitores de 106 municípios brasileiros terão apenas uma opção de candidato na disputa para a prefeitura. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, o número corresponde a 1,9% das 5.568 cidades em que haverá eleição neste ano.

Nas 106 localidades, o cidadão terá três opções de voto: no candidato único, nulo ou branco. Para sair vitorioso, o candidato precisará de apenas de um voto, pois a legislação estabelece que, para ser eleito, basta ter metade mais um dos votos válidos. Os votos nulos e em branco, vale lembrar, não são considerados válidos.

Portanto, se o candidato obtiver o único voto válido do pleito, como este não pode ser dividido pela metade, ele terá recebido "todos" os votos válidos. No caso de municípios com mais de 200 mil habitantes, em que há possibilidade de segundo turno, se houver apenas um candidato e ele receber um voto, terá vencido o primeiro turno e irá para o segundo com a necessidade de receber, novamente, apenas um voto válido.

“Os votos nulos e em branco não produzem efeito. O voto nulo é uma forma de protesto. O eleitor está dizendo que nenhum candidato serve. Com o branco, o eleitor passa a mensagem de que tanto faz”, disse o secretário-geral do TSE, juiz Carlos Henrique Braga.

Para o juiz, apesar de legal, o pleito em que há apenas um candidato é ruim para a democracia. “A falta do debate, da disputa, é prejudicial à democracia, enfraquece o pleito”. Com informações são da Agência Brasil.

Revista Consultor Jurídico, 28 de julho de 2012, 12h14

Comentários de leitores

1 comentário

Coronelismo

George Rumiatto Santos (Procurador Federal)

Candidato único lembra coronelismo.
-
Será que se houvesse democracia não haveria nenhum cidadão a mais nessas cidades interessados em administrá-las?
-
Um só candidato para Chefe de um ente federado é situação estapafúrdia, desafia a lógica e a nossa inteligência.

Comentários encerrados em 05/08/2012.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.