Consultor Jurídico

Notícias

Desvio de dinheiro

Orlando Silva terá que se explicar na Comissão de Ética

A Comissão de Ética Pública da Presidência da República decidiu nesta segunda-feira (17/10) pedir explicações ao ministro do Esporte, Orlando Silva (PCdoB), sobre a acusação de que participava de esquema de desvio de recursos na pasta. Depois do seu depoimento, a comissão decidirá se abre, ou não, investigação contra o ministro.

De acordo com o presidente da Comissão de Ética Pública, ministro Sepúlveda Pertence, Orlando Silva terá 10 dias, após ser notificado, para apresentar suas explicações.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse nesta segunda-feira (17/10) que vai encaminhar ao diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Coimbra, pedido de investigação sobre as denúncias. Para Cardozo, "tudo será facilitado porque o próprio acusado" pediu-lhe que determinasse a investigação. "Todos aqueles que tenham contribuído para os fatos supostamente ocorridos serão ouvidos pela Polícia Federal, que tomará como ponto de partida investigações que já estavam em andamento sobre convênios firmados pelo ministério. Uma vez identificados novos fatos, estes poderão envolver a abertura de um novo inquérito". Cardozo disse que vão ser tomadas medidas "dentro do que a lei determina e tudo será feito de forma criteriosa, independente, autônoma e republicana".

A acusação
O ministro do Esporte foi citado em reportagem da revista Veja como beneficiário de esquema de desvio de recursos do Programa Segundo Tempo, criado para estimular a prática esportiva entre os jovens e que financia projetos de organizações não governamentais. Na reportagem, as acusações são feitas pelo policial militar João Dias Ferreira.

"Diante das últimas matérias decidimos pedir explicações ao ministro para depois tomarmos uma decisão de prosseguir ou não nas apurações", explicou Sepúlveda Pertence ao sair da reunião. O presidente da comissão disse ainda que já tomou conhecimento, pela imprensa, da intenção de Orlando Silva em prestar esclarecimentos à comissão. "Vi que ele manifestou essa intenção e acho adequado".

A defesa
Orlando Silva disse que repudia "veementemente" as denúncias publicadas no fim de semana sobre ele. Segundo o ministro, as fontes da reportagem da revista Veja são "bandidos" e a única vez que recebeu o principal denunciante, o ex-militante do PCdoB João Dias Ferreira, foi quando era secretário executivo na gestão do então ministro Agnelo Queiroz, atual governador do Distrito Federal.

"A única vez em que estive com este caluniador foi quando eu era secretário executivo do Ministério do Esporte, na gestão do então ministro Agnelo Queiroz, que havia recomendado que o recebesse e que fosse firmado o acordo [com a organização não governamental de Ferreira]", disse o ministro.

Orlando Silva disse, no entanto, que considera o governador Agnelo Queiroz (PT), ex-filiado do PCdoB, uma pessoa correta. "Quero crer que (Agnelo) agiu de boa-fé. Não quero crer que o governador sabia de qualquer informação que fosse desabonadora."

O ministro ressaltou que tomou a iniciativa de pedir que à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal que façam as investigações necessárias sobre as denúncias veiculadas e que também protocolou pedido de audiência na Comissão de Ética da Presidência da República para se explicar. Orlando Silva disse que vai impetrar ações por calúnia e por danos morais.

Sobre sua situação no governo, o ministro disse que conta com o apoio do partido e que encontrou, em conversa com os ministros da Casa Civil, Gleisi Hoffman, e da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, solidariedade e muita confiança. Com informações da Agência Brasil.

Revista Consultor Jurídico, 17 de outubro de 2011, 21h53

Comentários de leitores

5 comentários

ÉTICA PÚBLICA: Deseja ouvir Orlando Silva...

prjccb1949 (Advogado Autônomo - Propriedade Intelectual)

Orlando Silva: que nunca foi cantor.Aquele saudoso cantor de outros tempos...
Será! Será! Orlando que sua fala vai dar solução aos questionamentos desejados pela ÉTICA PÚBLICA?
Tem-se que pontuar:
"Não são os postos que honram os homens; são os homens que honram os postos." (Agesilau)
Rei de Esparta.Militar da Antiguidade.a.C
João Ribeiro Padilha
78 de idade
Brasileiro Nato.
"Salve lindo pendão da esperança.Salve símbolo augusto da paz"
.....................................

Qual o motivo de espanto?

Marcos Alves Pintar (Advogado Autônomo - Previdenciária)

Não sei porque tanto estardalhaço. Todos não sabem que a maior parte das chamadas "ONGs", e suas "parcerias" com o poder público não foram criadas para roubar dinheiro público? Todos não sabem que Dilma prometeu a toda espécie de bandido deste País condições amplas de roubar despreocupadamente em troca de apoio político visando se eleger, alocando-os após a vitória em cargos e funções públicas diversas? Todos não sabem que Dilma controla a cúpula do Ministério Público Federal, nomeando o chefe da instituição, todos os Ministros do STF e do STJ, e ainda dá as cartas no Legislativo Federal? O Ministro acusado está fazendo o que tinha que fazer, e nada mais do que isso. Deve evocar em sua defesa usucapião, direito adquirido, ou algo semelhante, e o máximo que vai acontecer é ser substituído por outro, que continuará a comandar o Ministério da mesma forma. Daqui seis meses tudo já estará esquecido, e outro cargo ou função pública lhe será disponibilizado, como sempre foi.

o gran-circo congressus abre a sua lona e sauda a plateia

hammer eduardo (Consultor)

O baralho ja esta na mesa e a nossa amada Dilmão la dos cafundós da "evoluida" Africa ja mandou o recado " só tem uma chance , se o carburador engasgar no congresso, um abraço...."
Não sejamos bobos , Dilma por mais boa vontade que tenha em descolar sua imagem pessoal do ladravaz supremo que a gerou , esta novamente na boca do forno devido a verdadeira QUADRILHA maldita que herdou do antecessor. Acho meio dificil o neo-capitalista e ex-comunista conseguir sair vivo apesar da blindagem gratuita fornecida pela "quadrilha de bandidos" que se diz "base" aliada , uma versão Tupiniquim dos 40 ladrões de Ali Baba.
Para os otimistas , desavisados , alienados e cooptados de sempre , sugiro darem um "passeio tecnico" no site da UOL no dia de hoje para checarem a mais "nova" estripulia do comunistazinho dos gramados que agora aparece como tendo comprado um terreno proximo a um oleoduto da Petrobras por 370 mil reais ( ganhando nominalmente 11 000 , é mais um milagreiro , te cuida Padre Marcelo Rossi !!!!) ja com ideia de revende-lo com grande lucro numa desapropriação da estatal que TAMBEM serve de ninho a um grande numero de ladravazes , agradeçamos portanto ao nauseante aparelhamento da maquina publica por parte da petralhada e mais os calhordas de ocasião que vem a reboque.
Para a Dilma vai ser mais um desgaste lembrando tambem que o tal "negromonte" estava na fila do corredor da morte e agora vai ganhar um alivio momentaneo em relação aos holofotes , mas o dele esta guardado tambem com certeza , só adiaram o obvio......
Imprensa livre e responsavel é que ajuda a manter um minimo de ordem nesta imunda Cleptocracia mantida de pé com nossos tributos sangrados a cada dia.

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 25/10/2011.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.