Consultor Jurídico

Meio ambiente

OEA pede ao Brasil informações sobre Belo Monte

Belo Monte - agenciabrasil.ebc.com.br

A pedido do Movimento Viva Xingu e mais 40 entidades, a Organização dos Estados Americanos (OEA) solicitou ao Brasil informações sobre os licenciamentos relativos à Usina Hidrelétrica de Belo Monte. As instituições enviaram pedido de medida cautelar à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da OEA para que a organização ajude a fazer com que a União suspenda o processo de licenciamento ambiental do empreendimento. As informações são da Agência Brasil.

As ONGs também pediram a interrupção de qualquer intervenção, atividade ou procedimento por parte do Estado ou de terceiros para a construção da usina e o respeito aos direitos humanos das pessoas e comunidades afetadas pelo projeto.

No dia 8 de fevereiro, indígenas e representantes de movimentos sociais da região do Rio Xingu protestaram em frente ao Congresso Nacional contra a liberação das obras do complexo hidrelétrico de Belo Monte (foto).

O secretário executivo da CIDH, Santiago Canton, pediu que o Estado fornecesse, no prazo de dez dias, informações sobre a Ação Civil Pública interposta pelo Ministério Publico Federal, que pede a suspensão imediata da licença parcial à empresa Norte Energia, responsável pelo empreendimento.

Segundo a Agência Brasil, Canton informou no documento enviado ao governo brasileiro que as entidades alegaram que a licença parcial outorgada à Norte Energia não tem base legal e que foi outorgada sem cumprir os requisitos estabelecidos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Por fim, o secretário pediu que o Estado apresente as normas nas quais se fundamenta a outorga da licença e os procedimentos de consulta prévia feitos com os povos indígenas que poderão ser afetados pelo projeto Belo Monte.




Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 11 de março de 2011, 16h29

Comentários de leitores

4 comentários

Alemanha anuncia fechamento temporário de 7 reatores

www.eyelegal.tk (Outros)

Sete reatores nucleares da Alemanha construídos antes de 1980 serão fechados por três meses, durante um período de revisão dos padrões de segurança e da estratégia energética do país, informou a chanceler Angela Merkel. Dois dos sete reatores mais antigos, chamados Biblis B e Brunsbuettel, já estão fora de operação para de manutenção e reparos. As medidas foram anunciadas por conta do agravamento da crise nuclear no Japão. (Continua...)
.
.
http://beta.br.noticias.yahoo.com/alemanha-anuncia-fechamento-tempor%C3%A1rio-7-reatores-20110315-045500-526.html

O que diz o Governo

www.eyelegal.tk (Outros)

Empresa de Pesquisa Energética disponibiliza "Fatos e Dados" e "Perguntas Frequentes" sobre Belo Monte
.
http://www.epe.gov.br/leiloes/Paginas/Leil%C3%A3o%20UHE%20Belo%20Monte/EPEdisponibilizaFatoseDadosePerguntasFrequentessobreBeloMonte.aspx

Como fazer então?

www.eyelegal.tk (Outros)

Os primeiros estudos sobre a capacidade de geração de energia na Bacia do Rio Xingu datam dos anos 1970. Nos anos 1980, havia o plano de construir seis usinas naquela região, uma delas era Belo Monte. Depois mudaram os planos e optaram por construir uma única mega usina, mas parece que não vai funcionar na Amazônia.
.
Belo Monte é diferente de Tucuruí porque lá já havia as corredeiras naturais do rio e o que se fez foi apenas aproveitar a geografia do local. Não foi preciso desviar o Rio Tocantins.

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 19/03/2011.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.