A sitação das prisões no estado da Califórnia é tão caótica devido à superlotação que a Suprema Corte dos Estados Unidos ordenou a redução de 30 mil presos. Os presídios do estado comportam 88 mil pessoas, mas hoje em dia estão sendo ocupadas por 148 mil detentos. Os índices de suícidio são 80% maiores do que em outros estados e muitos pacientes com doenças físicas e mentais não têm tratamento adequado, de acordo com reportagem do The New York Times.
A Califórnia terá 2 anos para solucionar o problema, o que fatalmete implicará na liberação de alguns presos. "Devido ao não-cumprimento (das normas) nas novas construções, transferências foram do Estado e outros meios (...), o Estado terá que libertar um certo número de prisioneiros antes de cumprida a totalidade de sua sentença", determina o veredicto.
A última instância judicial americana declarou, ao proferir a sentença, que a medida foi tomada visando remediar o problema de violação dos direitos constitucionais dos prisioneiros. A decisão foi aprovada por 5 votos a 4.
A resolução da Suprema Corte delega ao Estado a função de escolher os meios para reduzir a superlotação.
Comentários de leitores
1 comentário
Erro de digitação?
FELIPE CAMARGO (Assessor Técnico)
"(...) nas novas construções, transferências foram do Estado e outros meios (...)." Não seriam transferências 'fora' do estado, para outros estados. Pelo que li no NYT, um juiz da Suprema Corte dos E.U.A. enfatizou que a redução da superlotação carcerária não precisa ser obtida só com a soltura de presos, mas entre as possibibidades estão a construção de novas prisões e a transferências de presos para outros estados. O pior é que esse erro de digitação foi reproduzido também na Folha.Com.
Comentários encerrados em 31/05/2011.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.