Saída de campo

João Osório deixa a presidência do TCE-RS

Autor

23 de junho de 2011, 13h10

A sessão do Pleno, do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, na quarta feira (22/6), na Universidade Regional Integrada (URI), em Frederico Westphalen, com auditório lotado, marcou a despedida do conselheiro João Osório, que presidia a Corte. Com idade para a aposentadoria compulsória, João Osório renunciou à presidência do TCE, que passou a ser exercida pelo primeiro vice-presidente, Cezar Miola. 

A gestão de João Osório foi marcada por medidas saneadoras que contribuíram para a melhoria da imagem pública da instituição, como a redução pela metade do valor das funções gratificadas pagas pelo Tribunal e a rigorosa aplicação do teto constitucional para os salários. O TCE fez pela primeira vez uma auditoria minuciosa nas folhas de pagamento de todos os poderes, revelando distorções até então desconhecidas.

A administração sob se comando ficou marcada, também, por uma relação de colaboração e parceria construída com as entidades de representação dos servidores e por avanços significativos na comunicação do Tribunal com a sociedade.

Perfil
João Osório Ferreira Martins exerceu seis mandatos como deputado estadual pelo PMDB, antes de ser indicado pelo então governador Germano Rigotto para uma das vagas no Conselho do Tribunal de Contas.

Natural de Camaquã, João Osório teve uma origem humilde. Sua vida começou a mudar quando teve a chance de servir ao Exército, oportunidade em que se alfabetizou, aos 18 anos. Depois, foi soldado e sargento da Brigada Militar, até tomar a decisão de dedicar-se à iniciativa privada, atuando como construtor.

 
Sua vida pública começou em Frederico Westphalen, onde coordenou o Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral), passando a exercer forte liderança comunitária e sindical. Sua atuação junto à comunidade despertou a atenção de Pedro Simon, que o convidou a ingressar no PMDB. Com informações da Assessoria de Imprensa do TCE-RS.
 

 

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!