Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Número único

Troca de carteira de identidade começa nesta segunda

A troca de carteiras de identidade por cartões do Registro de Identidade Civil com chip começa nesta segunda-feira (17/1). A novidade foi confirmada pelo Ministério da Justiça. As informações são do jornal Correio do Estado.

As pessoas serão selecionadas de forma aleatória, por meio de uma carta. serão intimados moradores, a princípio, de Brasília, Rio de Janeiro e Salvador. Elas ganharão o RIC, como é chamado o número único de registro de identidade civil disponível por meio de um cartão magnético. O documento contará com impressão digital e chip.

O RIC foi criado pela Lei 9.454, de 1997. No entanto, a lei só se tornou realidade no final de 2010, com o lançamento oficial da nova identidade pelo então ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto. A previsão é de que até o final de 2019 todos os documentos já tenham sido migrados para o novo sistema. O investimento é de R$ 90 bilhões.

O documento conterá nome, sexo, data de nascimento, foto, filiação, naturalidade, assinatura, impressão digital do indicador direito, órgão emissor, local e data de expedição e data de validade do cartão. Outras informações, como os antigos números do RG, título de eleitor e CPF são optativos.

Revista Consultor Jurídico, 16 de janeiro de 2011, 15h58

Comentários de leitores

1 comentário

Cartão de Identidade...

Zerlottini (Outros)

Em que pese ser mais uma forma de tomar dinheiro do cidadão, este pelo menos vem com o prazo de validade. Eu só descobri que a carteira de identidade tinha prazo de validade quando fui retirar meu PIS. E TODOS, com quem eu converso a esse respeito NUNCA TINHAM OUVIDO FALAR NISSO! O cidadão brasileiro é igualzinho a marido chifrudo: é sempre o último a saber das coisas. E aqueles "optativos" do cartão, cada um deles, obviamente, deve custar um "adicional"! Será que o brasileiro já vai começar a se arrepender de ter votado na "madame"?
Francisco Alexandre Zerlottini. BH/MG.

Comentários encerrados em 24/01/2011.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.