Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Igualdade de gêneros

Colômbia sanciona lei que equipara salários

A lei para que homens e mulheres tenham equivalência de salários foi sancionada pelo presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos. A medida atende a apelos de entidades de defesa das mulheres, que se queixam da discriminação salarial por gênero. As informações são da Agência Brasil.

"Acabo de aprovar a lei que elimina a discriminação que existe contra as mulheres em matéria salarial", disse o presidente. Santos afirmou que estudos mostram que, na Colômbia, mulheres que ocupam os mesmos cargos de homens, com tarefas idênticas às desempenhadas por eles, chegam a receber 20% a menos de salários.

O presidente colombiano determinou também que o Ministério do Trabalho atue com "muito rigor" no cumprimento da nova lei. De acordo com o departamento nacional de estatísticas da Colômbia, entre agosto e outubro de 2011, a população economicamente ativa era de 22,8 milhões de pessoas, das quais 9,76 milhões, o equivalente a 42,8%, eram mulheres.

No Brasil, segundo última pesquisa feita pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Economia), em 2009, o rendimento médio das mulheres equivale a 56,5% do rendimento médio dos homens do país. O Global Gender Gap Report 2011, estudo do Fórum Econômico Mundial para mostrar as diferenças entre homens e mulheres, coloca o Brasil em 82º lugar. A Colômbia fica em 80º.

Revista Consultor Jurídico, 29 de dezembro de 2011, 11h35

Comentários de leitores

1 comentário

Um pass à frente

Sargento Brasil (Policial Militar)

A Colombia está à nossa frente. Temos aqui a disparidade até no direito previdenciário, como nos enquadramentos das atividades exercidas em situações especiais, onde o tempo calculado para coneversão em tempo comum, para os homens é maior do que para mulheres.

Comentários encerrados em 06/01/2012.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.