Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Metade do esperado

Receita recebeu mais 13 milhões de declarações

Termina no dia 29 de abril o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2011. De acordo com o último balanço, a Receita Federal recebeu até agora 13,120 milhões de declarações. O número representa 54,6% do total esperado de 24 milhões de declarações. A estimativa da Receita é que, até o fim do feriadão de Páscoa, o número se aproxime dos 14 milhões. A notícia é da Agência Brasil.

O plantão de dúvidas da Receita só volta a funcionar amanhã (25). Durante o feriado, não houve atendimento. Mas muitas dúvidas dos contribuintes podem ser respondidas por meio do Questionário de Obrigatoriedade criado pelo órgão. Um tutorial também está disponível na página da Receita na internet com orientações sobre todas as etapas, desde como baixar o programa de computador (download) até o processo de0 restituição do imposto ou eventuais pendências ou necessidades de regularização.

Este é o último fim de semana antes do fim do prazo de entrega das declarações. O documento deve ser enviado ao Fisco até as 23h59min59s do dia 29 de abril, horário de Brasília. A multa mínima para quem não entregar o documento no prazo é R$ 165,74 e a máxima chega a 20% do imposto devido. A Receita Federal garante que, a exemplo dos últimos 15 anos, não prorrogará o prazo.

O contribuinte que entregou a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física deste ano já pode verificar, na internet, se caiu na malha fina.

Revista Consultor Jurídico, 24 de abril de 2011, 15h41

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 02/05/2011.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.