Situação regular

Ibama terá de devolver pássaro apreendido

Autor

26 de setembro de 2010, 6h00

Somente as aves mantidas em cativeiro em situação irregular devem ser apreendidas na fiscalização. Com esse entendimento, a 8ª Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (Rio e Espírito Santo) garantiu a um criador o direito de reaver um de seus curiós. Ele foi apreendido pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama).

Para o desembargador Poul Erik Dyrlund, relator do caso, houve excesso na pena administrativa imposta ao criador. "A medida de apreensão deveria recair tão-somente sobre as aves em situação irregular", afirmou.

O criador tinha cinco pássaros: dois trinca-ferros e três curiós. Um dos trinca-ferros estava com a anilha – que serve para identificar animais em cativeiro – aberta, um curió com a anilha adulterada e outro curió estava sem anilha. Em operação de fiscalização, o instituto apreendeu todos os animais e multou o criador.

Ele entrou com Mandado de Segurança, pedindo de volta dois curiós, mas não obteve sucesso. Recorreu ao TRF-2. A 8ª Turma Especializada determinou a devolução do único curió que não mostrava irregularidade.

Em 1996, o Ibama publicou a Portaria 57, que oficializou a figura do criador amadorista de passeriformes silvestres nativos. A partir daí, todos os pássaros mantidos em cativeiro tiveram de ser anilhados, para evitar novas capturas. Atualmente, a criação amadorista de passeriformes é regulamentada pelo Ibama através da Instrução Normativa 1, de 2003. Com informações da Assessoria de Imprensa do TRF-2.

2009.51.01.023367-3

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!