Poder continuado

Dos nove eleitos, apenas três se reelegem

Autor

31 de outubro de 2010, 20h02

Dos 27 governadores eleitos há quatro anos, nove disputaram a reeleição para o pleito de 2010-2014. Desses, quatro se reelegeram no primeiro turno. Já o segundo turno, realizado neste domingo (31/10), termina com o saldo de três governadores reeleitos, Wilson Martins (PSB), Teotônio Vilela Filho (PSDB) e Anchieta Júnior (PSDB). Governadores de cinco dos nove estados tentavam a reeleição neste segundo turno: Roraima, Pará, Paraíba, Piauí e Alagoas.

Os grandes vencedores do segundo turno foram PSDB e PSB. O primeiro elegeu quatro governadores e o segundo, três. De um lado, o PSDB elegeu Marconi Perillo em Goiás, Anchieta Júnior em Roraima, Teotônio Vilela em Alagoas e Simão Jatene no Pará. De outro, o PSB leva ao poder Camilo Capiberibe no Amapá, Ricardo Coutinho na Paraíba e Wilson Martins no Piauí. O PT, por sua vez, ganhou com Agnelo Queiroz, no Distrito Federal, e PSDB com Confúcio Moura em Rondônia.

Distrito Federal
Eleito com 66% dos votos válidos (875 mil votos), o ex-ministro dos Esportes do governo Lula, Agnelo Queiroz, derrotou nas urnas a candidata Weslian Roriz (PSC). Levada à disputa por causa da renúncia do marido, Joaquim Roriz, Weslian conseguiu passar para o segundo turno e ainda obteve um terço da preferência dos eleitores do DF.

Pará
A dobradinha PSDB e PT também se repetiu no Pará, onde candidatos ao governo tentavam ocupar o cargo pela segunda vez. A petista Ana Júlia Cerpa perdeu para o tucano Simão Jatene, que teve 1,7 milhão de votos. Ele focou sua campanha na necessidade de o estado melhorar o desenvolvimento econômico e prometeu tratar o saneamento básico com prioridade, além de fazer uma gestão responsável em relação aos gastos públicos. Jatene já foi governador do estado de 2003 a 2007, sendo procedido por Ana Júlia.

Goiás
Já em Goiás, Marconi Perillo (PSDB) ganhou mais de 1,5 milhão de votos, o que equivalente a 53% dos votos válidos. Quem perde é Iris Rezende (PMDB). Perillo já governou Goiás por dois mandatos, de 1999 a 2006.

Amapá
Com quase 99% das urnas apuradas, Camilo Capiberibe (PSB) tem 53,6% dos votos válidos, o que equivale a 167 mil votos. Com isso, ele derrota Lucas (PTB), que teve 144 mil votos.

Rondônia
Confúcio Moura (PSDB) obteve 417 mil votos, ou 58,8% do total de votos. Assim, João Cahulla (PPS) perdeu o pleito com 291 mil votos.

Roraima
Em Roraima, a disputa foi acirrada. Com 98,54% das urnas apuradas, Anchieta Júnior foi reeleito. Ele conseguiu 106 mil votos, o que representa 50,3% do total. Com isso, Neudo Campos fica para trás, com 104 mil votos.

Paraíba
Ricardo Coutinho (PSB) vence na Paraíba com 53,7% dos votos apurados, deixando para trás Zé Maranhão (PMDB). O novo governador ganhou 1,07 milhão de votos.

Piauí
Com 58% dos votos, Wilson Martins (PSB) ganha de Silvio Mendes (PSDB). Ele obteve 854 mil votos.

Alagoas
O tucano Teotônio Vilela ganha de Ronaldo Lessa (PDT). O novo governador ganhou 53% dos votos válidos, ou 639 mil votos.

Veja a relação dos governadores eleitos em 2010 (em negrito, os eleitos no segundo turno):

PSDB (7)
AL – Teotônio Vilela
GO – Marconi Perillo
MG – Antônio Anastasia
PA – Simão Jatene
PR – Beto Richa
RR – Anchieta
SP – Geraldo Alckmin
TO – Siqueira Campos 

PSB (6)
AP – Camilo Capiberibe
CE – Cid Gomes
ES – Renato Casagrande
PB – Ricardo Coutinho
PE – Eduardo Campos
PI – Wilson Martins

PT (5)
AC – Jorge Viana
BA – Jacques Wagner
DF – Agnelo Queiroz
RS – Tarso Genro
SE – Deda 

PMDB (5)
MA – Roseana Sarney
MS – André Pucinelli
MT – Silval Barbosa
RJ – Sérgio Cabral
RO – Confúcio Moura

DEM (2)
RN – Rosalba Ciarlini
SC – Raimundo Colombo 

PMN (1)
AM – Omar Aziz

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!