Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Deputados federais

Tiririca, Garotinho e Manuela d'Ávila têm mais votos

O candidato Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP), o Tiririca, é, por enquanto, o deputado federal com mais votos em todo o país. Duas horas após o início da apuração o candidato-palhaço já havia ultrapassado a marca de 1 milhão de votos. O segundo mais votado no Brasil é o ex-governador Anthony Garotinho (PR-RJ), candidato do Rio de Janeiro, com 575.776 votos, seguido de Manuela d'Ávila (PCdoB), do Rio Grande do Sul, com 452.314 votos.

Tiririca já tinha acumulado mais que o dobro de votos do segundo candidato mais votado em São Paulo, o tucano Gabriel Chalita, que na mesma rodada de apuração tinha 480 mil votos. Em São Paulo, 84% das seções já tiveram seus votos apurados.

No Rio de Janeiro, a diferente entre o primeiro e o segundo candidatos com mais votos também é grande. Chico Alencar (PSOL) recebeu até o momento 233.229 dos votos fluminenses. No estado, 91% das seções já tiveram os votos apurados. Já no Rio Grande do Sul, onde 94% das seções já contabilizaram os votos, Beto Buarque (PMDB) é o segundo candidato mais votado à Câmara dos Deputados, com 196.250 dos votos.

Mais votados
No Acre, o candidato mais votado é Marcio Bittar (PPS), com 30.654 votos. No estado, 63% das seções tiveram seus votos apurados. Já no Rio Grande do Norte, o candidato à reeleição Henrique Eduardo Alves (PMDB), que há 40 anos está no Congresso, está em terceiro lugar, com 123.244. A frente dele vem Fátima Bezerra (PT), com 174.490, e João Maia, (PR), com 147.319. Até o momento, 71% das seções no Rio Grande do Norte já foram apuradas.

No estado do Amazonas, Francisco Praciano (PT) sai na frente, com 162.177 votos. Ao todo, 92% das urnas já foram apuradas. Vinicius Gurgel (PRTB) está em primeiro lugar, com 20.655 votos, no Amapá, onde 95% das urnas já foram apuradas. Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM) é quem vence, por enquanto, na Bahia, com 299.379 votos. No estado, 83% das seções eleitorais já tiveram seus votos apurados.

Domingos Neto (PSB) segue na liderança na disputa para deputado federal no Ceará. Ele já conquistou 215.163 votos e o estado já apurou 83% de suas urnas. A candidata Celia Rocha (PTB) está na frente em Alagoas, com 112.971 votos. Até agora, 78% das urnas do estado foram apuradas.

“Patrimônios” da Câmara
Em Pernambuco, Inocêncio de Oliveira (PR), há nove pleitos na Câmara, está em quinto lugar no estado, com 164.793 votos. As seções pernambucanas já apuraram 91% dos votos. O primeiro deputado no estado é Ana Arraes (PSB), com 359.756 votos. Miro Teixeira (PDT), que também está há nove mandatos na Câmara dos Deputados, é 35º em seu estado, o Rio de Janeiro.

Sistema proporcional
Estão em disputa nestas eleições 513 vagas na Câmara. Elas serão definidas pelo sistema proporcional, ou seja, um partido só elegerá deputados se atingir o chamado quociente eleitoral, que é resultado da divisão do número de votos válidos pelo número de vagas a serem preenchidas. Os partidos ou coligações que não alcançarem o quociente eleitoral, mesmo que tenham um candidato muito bem votado, não poderão eleger ninguém.

Revista Consultor Jurídico, 3 de outubro de 2010, 20h20

Comentários de leitores

9 comentários

DEUS NOS ACUDA

Fafá-sempre alerta (Outros)

Todo povo tem o governo que merece e vice-versa.Mas tem piores que o Tiririca...

Só falta a lona redonda...

E. COELHO (Jornalista)

Agora sim, só falta a lona redonda, pois o palhaço foi eleito.
.
Antes era um hospício. Agora um circo!

TIRIRICA

Daniel (Outros)

Parabens ....que seja feita a vontade do POVO
uma pergunta : qual diferença entre TIRIRICA e ROMARIO, BEBETO, MALUF, GAROTINHO, JOAO PAULO CUNHA ( MENSALEIRO ), VALDEMAR DA COSTA NETO, FRANK AGUIAR, ROSEANE SARNEY, COLLOR, ETC.ETC..ETC ??
Daniel

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 11/10/2010.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.