Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Flagrante nas ruas

Homem processa Google por imagem no Street View

Um engenheiro mecânico entrou com um processo contra o Google, por causa de uma imagem publicada no serviço de mapas de ruas da companhia, o Street View. O caso será analisado pela 35ª Vara Cível de Belo Horizonte. O homem quer que a empresa seja indenizada em R$ 500 mil. A reportagem é da Folha Online.

A advogada do engenheiro, Genoveva Martins de Moraes, disse ao jornal que a divulgação da imagem prejudicou seu cliente, tanto na empresa na qual ele trabalha quanto na internet. "Ele foi alvo de chacotas, e-mails e de divulgação da foto na internet. Os clientes dele pediram a retirada imediata da imagem no ar, e ele foi advertido verbalmente pela empresa. Meu cliente foi fotografado em uma situação constrangedora, e a imagem induz que ele estava vomitando porque estava bêbado, mas ele não estava", disse ela.

Ela afirma, ainda, que o Google não borrou o rosto do engenheiro mecânico. E que o pedido para a remoção da imagem foi feito diversas vezes ao Google, assim como o pedido via botão de denúncias do Street View. Ela diz ainda que, na ação, pede a retirada imediata da imagem do ar. "O dano já estava consolidado porque a imagem se espalhou rapidamente, no Brasil e mundo."

Na imagem, o homem aparece em uma posição na qual, aparentemente, está vomitando. À Folha, o Google não quis comentar o assunto. Felix Ximenes, diretor de comunicação da empresa no Brasil, declarou que "o Street View tem tirado fotos de áreas públicas, e os incomodados têm acesso ao botão de remoção, no rodapé. É possível denunciar uma foto que incomoda, o Google retira do ar".

Revista Consultor Jurídico, 5 de novembro de 2010, 18h35

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 13/11/2010.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.