Novas eleições

Senado quer mudar regra para substituir presidente

Autor

4 de novembro de 2010, 13h38

Jonas Pereira/Agência Senado
Reunião na Comissão de Constituição e Justiça. Mesa (E/D): senadores César Borges (PR-BA), Demóstenes Torres (DEM-GO), presidente da comissão, e Eduardo Suplicy (PT-SP) - Jonas Pereira/Agência Senado

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou nesta quarta-feira (3/11) uma proposta de emenda à Constituição que trata das novas regras de substituição do presidente da República para o caso de vacância do cargo. A notícia é da Agência Brasil.

O substitutivo do senador Demóstenes Torres (DEM-GO), aprovado em votação simbólica na comissão, prevê que em caso de impeachment, morte, doença grave, ou outro fato que caracterize a vacância na Presidência da República, novas eleições serão convocadas em até 90 dias.

O texto também diz que se faltarem menos de dois anos para o fim do mandato, as novas eleições devem ser convocadas em 30 dias. Para o caso de vacância com menos de 15 meses para acabar o governo, o novo presidente será escolhido por meio de eleição indireta pelo Congresso Nacional.

Pelo substitutivo, o vice assumirá a Presidência apenas interinamente, ficando no cargo até a escolha do novo presidente.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!