Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Meta de acordos

Justiça no Maranhão aumenta em 26% as conciliações

A Justiça do Trabalho no Maranhão elevou em 26% o índice de conciliação nos últimos cinco anos. No ano passado, as 21 varas do estado fizeram 10.380 mil conciliações, um aumento de 1.500 acordos em relação a 2007. Além de manter o desempenho nessa área, o tribunal também quer dar atenção às conciliações nas fases de conhecimento e execução.

Segundo a presidente do TRT-MA, desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, os objetivos do tribunal para o aumento desses números se deu através do Projeto Conciliar. “A finalidade é incentivar a cultura da conciliação, visando dar maior efetividade à prestação jurisdicional, com a redução do tempo de tramitação processual nas varas e no tribunal”, destacou. O projeto está sob a gestão da Comissão Permanente de Conciliação, sob a coordenação da vice-presidente e corregedora do TRT, desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo.

Em 2008, as 21 Varas do Trabalho no Maranhão fizeram 10.080 mil acordos, dentre os quais 1.866 foram na fase de execução. A 6ª Vara de Trabalho de São Luís alcançou o 1º lugar com 717 acordos homologados no total geral. A Vara de Açailândia e a 5ª Vara de São Luís ficaram em segunda e terceira posições, com respectivamente, 712 e 688 conciliações. No quarto lugar, houve um empate entre a 2ª e a 3ª Varas da capital, cada uma fez 676 conciliações. A Vara de Imperatriz ficou em quinta posição, ao efetivar 645 acordos. Com informações da Assessoria de Imprensa do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão.

Revista Consultor Jurídico, 26 de março de 2010, 13h08

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 03/04/2010.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.