Consultor Jurídico

Notícias

Assaltos e prevenção

Lei proíbe celular em bancos para evitar assaltos

Para tentar dificultar assaltos na saída dos bancos, o município de São Roque, interior de São Paulo, proibiu o uso de celular por clientes dentro das agências. Os avisos estão espalhados por toda a agência e quem insiste em desobedecer é obrigado a desligar o aparelho. Em caso de descumprimento, o banco pode pagar multa de até R$ 5 mil. A informação é do portal G1.

A lei municipal entrou em vigor este ano e proíbe o uso de rádios de comunicação e aparelhos celulares dentro de agências bancárias em São Roque. O objetivo é dificultar a ação de bandidos no golpe da "saidinha dos bancos". De acordo com a Polícia, as quadrilhas agem da seguinte forma: um dos integrantes fica dentro da agência, próximo aos caixas, e por telefone avisa os comparsas que estão do lado de fora sobre clientes que sacaram grandes quantias de dinheiro. Nas ruas, essas pessoas são seguidas e assaltadas.

“Vai dificultar. Pelo menos ele vai ter que sair do banco e efetuar esse telefonema. Nessa saída, ele pode ser detectado pelas câmeras e através do policiamento“, afirmou o comandante da Polícia Militar, Sérgio Abe.

A proibição vale para o setor dos caixas internos e não para os caixas automáticos. Os próprios bancos são responsáveis pela fiscalização. A iniciativa do poder público, contudo, tem provocado polêmica na cidade.

Revista Consultor Jurídico, 26 de janeiro de 2010, 10h45

Comentários de leitores

5 comentários

Inconstitucional

Ffonseca (Advogado Autônomo - Civil)

Onde está o direito do cidadão?
Estamos perdendo até o próprio direito de falar no celular, já praticamente pré julgando que estamos armando um suposto assalto...isso é muito triste!
Ninguém tem o direito de julgar ou pré julgar ninguém, antes de terem certeza de algo. O simples uso do celular não vai acabar com os assaltos.
É daqui a alguns dias nos estaremos trancafiados dentros dos nossos apartamentos sem nos comunicarmos com ninguém, a não ser atráves de gestos, pois além dos grampos ílegais, agora as proíbições dos usos dos celulares. Não seria melhor não fabricar mais celulares????
A população brasileira está voltando ao tempo da ditadura - "manda quem pode obedece quem tem juízo" e assim vai sobrevivendo o povo!!!

Prevenção ou Incompetência?

Marcelo Q (Outros)

Com este medida de prevenção (as avessas) o Poder Público de São Roque está admitindo que não possui competência suficiente para coibir as "saidinhas de bancos" e transfere a culpa para os clientes, que serão mais uma vez, os maiores prejudicados. Sendo assim, este Lei não passa de um atestado de Incompetência Pública.

Medidas imbecis

Barata2010 (Contabilista)

Essa´é a coisa mais imbecil que já ouvi. Não seria mais fácil reforçar o policiamento e REALMENTE prender os criminosos e deixá-los lá na prisão?
Isso me lembra do marido que chegou mais cedo em casa e flagrou a mulher com outro no sofá. Não teve dúvida: vendeu o sofá.

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 03/02/2010.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.