Brasil e EUA

Propriedade intelectual é tema de seminário no Rio

Autor

9 de dezembro de 2010, 12h59

As Parcerias Tecnológicas e o Ambiente Jurídico de Propriedade Intelectual no Brasil e nos Estados Unidos será tema de seminário no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (10/12). O evento reunirá magistrados brasileiros e americanos, além de representantes do governo federal, de empresas e especialistas na área jurídica. O objetivo é discutir como a propriedade intelectual pode contribuir para estimular novas parcerias entre universidades, institutos de pesquisa e empresas, gerando inovação e desenvolvimento. O seminário será gratuito e promovido por uma parceria entre a ABDI, o INPI e a George Washington University.

O evento contará com a presença dos ministros José Antônio Dias Toffoli e Ellen Gracie, do Supremo Tribunal Federal, e do desembargador federal André Fontes, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região. O juiz Randall Ray Rader, da Corte de Justiça norte-americana, também participará do simpósio. Representarão o governo: a diretora da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Maria Luisa Campos Machado Leal, e o presidente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Jorge Ávila. Também está confirmada a participação do diretor do Creative and Innovative Economy Center da George Washington University, Michael Ryan.

“O seminário é importante para ampliar a compreensão do que precisa ser feito para tornar o ambiente jurídico brasileiro mais atrativo para celebração de acordos de cooperação entre empresas brasileiras e americanas na área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D)”, afirma a gerente jurídica da ABDI, Adriana Diaféria. A atividade faz parte do projeto Ambiente Jurídico, Investimento e Inovação, da ABDI, iniciado em dezembro de 2007 para promover a redução das dificuldades existentes na realização de negócios no Brasil.

Em setembro deste ano, durante a 2ª Conferência de Inovação Brasil-EUA, a ministra do STF, Ellen Grace, participou como palestrante sobre o tema do Direito e Desenvolvimento, no qual também contribuiu o presidente do INPI, Jorge Ávila. Na ocasião, ficou clara a existência de interesse por parte dos países em discutirem o papel do Judiciário no tema da propriedade intelectual.

Serviço
O que: Seminário Parcerias Tecnológicas e o Ambiente Jurídico de Propriedade Intelectual no Brasil e nos Estados Unidos
Quando: Sexta-feira, 10/12/10
Horário: 9h às 17h30
Onde: Centro Cultural da Justiça Federal – Avenida Rio Branco, 241 – Centro – RJ.
O evento é gratuito.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!