Mercado Jurídico

Expansão no agronegócio brasileiro anima escritórios

Autor

14 de outubro de 2009, 1h46

Spacca
Coluna Lilian virada - Spacca

O saldo comercial do agronegócio no Brasil foi de US$ 37,1 bilhões, de janeiro a agosto deste ano. As exportações do setor somaram US$ 43,6 de acordo com dados do Ministério da Agricultura. Até 2019, a expectativa é que a produção de grãos passe de 139,7 milhões para 180 milhões de toneladas de soja, milho, trigo, arroz e feijão. Apostando nessa evolução, o escritório Trench, Rossi, Watanabe produziu o Guia Legal do Agronegócio Brasileiro, que será distribuído em 39 países.

O guia, em inglês, traz um panorama da legislação brasileira aplicada ao agronegócio, no qual são observadas seis áreas: tributária, trabalhista, comércio internacional, propriedade intelectual, meio ambiente e contratos. No escritório, o sócio Cláudio Moretti será responsável pelo Grupo de Prática em Agronegócio.


Empresa para trabalhar
Pela quinta vez, o escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia figura entre as 150 melhores empresas para se trabalhar, escolhidas pelo guia publicado pela Editora Abril. Entre as vantagens de trabalhar na empresa, apontadas pela publicação, estão a folga no dia do aniversário e uma biblioteca recheada de livros não só da área jurídica, mas também de literatura.

A desvantagem é que a presença feminina no escritório é muito pequena: 18% do quadro de funcionários. O Brasil Salomão conta com 161 funcionários, que, em média, estão há 7 anos na casa. Ao todo, 87% deles se identificam com a empresa e 80% se sentem motivados e satisfeitos. O escritório completa 40 anos esse ano.

Foi o único escritório de advocacia a marcar presença no guia As 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar, das revistas Exame e Você S/A


Joint venture
O TozziniFreire Advogados assessorou o fundo de investimento norte-americano Paladin Realty Partners na formação de uma joint venture com a Even Construtora e Incorporadora S.A., denominada Quadcity Bela Cintra Empreendimentos. O objetivo é o desenvolvimento de um projeto imobiliário residencial na região da Rua Bela Cintra, em São Paulo.


Couro e meio ambiente
O escritório Tauil & Chequer Advogados associado ao Thompson & Knight LLP, foi o escolhido para assessorar o Grupo JBS em sua recente entrada no mercado de couro, através da JBS Couros Ltda. O grupo também contou com a consultoria da banca para investir na companhia Floresta Brasil, especializada em reflorestamento. O escritório, que atua no Rio desde 1992, em um ano já duplicou de tamanho na capital paulista. O JBS-Friboi é a maior multinacional brasileira na área de alimentos.


Novos integrantes
O escritório Siqueira Castro – Advogados passa a fazer parte da Comissão Especial de Estudos para a Reforma da Lei de Licitação, da OAB-SP. A banca será representada pela advogada Letícia Queiroz de Andrade, sócia e coordenadora do Setor Regulatório do escritório em São Paulo. O objetivo da comissão é discutir o Projeto de Lei do Senado 68/2008, que já pode ser analisado pelo Plenário. A advogada também é árbitra na Câmara de Mediação e Arbitragem do Instituto de Engenharia de São Paulo.

A Comissão Especial de Direito Processual do Trabalho, também da OAB-SP, convidou a advogada Ana Lúcia Pinke Ribeiro de Paiva para integrá-la. Ela atua no escritório Lobo & de Rizzo Advogados.


Diário da crise
Durval de Noronha Goyos Jr, sócio do Noronha Advogados, lançou nesta segunda-feira (12/10) em Portugal o livro Diário da Crise, coletânea de artigos escritos de 1º de setembro de 2007 a setembro de 2009, mês em que a crise iniciada nos Estados Unidos completou um ano. A obra é dividida em três partes: A Crise Financeira, A Crise Comercial e A Crise da Política Internacional. No Brasil, o lançamento acontece no dia 10 de novembro, na Livraria da Vila (Alameda Lorena), às 19h30, em São Paulo. O Noronha Advogados tem filiais nos Estados Unidos, em Londres, em Lisboa e, desde 2000, na China. 


PELAS SOCIEDADES

O Rodrigues, Abud e Ferreroni Advogados Associados inaugura no próximo dia 20 sua nova sede na Avenida Paulista, em São Paulo. A empresa nasceu da união dos escritórios Oliveira Rodrigues Advogados e Abud e Ferreroni Advogados Associados. Entre as áreas de atendimento, estão o Direito Educacional, Imobiliário e Ambiental.

Para dar melhor atendimento às indústrias da construção civil, o escritório Edgard Leite Advogados acaba de abrir uma filial em Campinas (SP). O escritório atua tanto no âmbito do Direito Público, em questões envolvendo licitações, parcerias público-privadas e concessões, quanto no Direito Privado, com destaque para o Direito Civil, Processual Cível, Empresarial e Tributário.

Rodrigo Alberto Correia da Silva foi eleito presidente da filial São Paulo da Câmara Britânica de Comércio (Britcham). O advogado, fundador do escritório Correia da Silva Advogados e ex-presidente do Comitê de Saúde da Câmara, afirma que o foco da sua gestão será a dinamização do comércio entre Brasil e Inglaterra na área de tecnologia.

Cláudio Dias de Castro, sócio do Veirano Advogados, assumiu no início de outubro a presidência da Sociedade dos Advogados Trabalhistas de Empresas do Rio Grande do Sul (Satergs).

► Natascha Javoski é a nova coordenadora da área societária do Bichara, Barata, Costa & Rocha Advogados. A advogada atuou 10 anos no escritório Barbosa, Mussnich & Aragão. Antes foi diretora jurídica do Grupo AGM, quatro empresas do segmento imobiliário.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!