Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Raio-X das eleições

Especialista lança livro sobre marketing eleitoral

Emoções Ocultas - Antonio Lavareda - Reprodução

O que as pessoas levam em conta na hora de votar? Por que alguns candidatos conseguem se conectar com o eleitorado e outros não? No ano em que o Brasil comemora 20 anos de eleições presidenciais, essas e outras perguntas são respondidas no livro Emoções Ocultas e Estratégias Eleitorais, escrito por Antonio Lavareda, um dos maiores especialistas brasileiros em marketing eleitoral.

Na obra, o autor trata dos aspectos mais relevantes das campanhas políticas, como a formulação das pesquisas, a importância das alianças políticas e o marketing, que recebe atenção especial. Usa como referência campanhas vitoriosas recentes, como a do atual presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, as de Lula, em 2002 e 2006, e Fernando Henrique Cardoso, em 1994 e 1998.

Com participação em 76 campanhas, sendo três delas presidenciais, o autor combina na obra uma vasta pesquisa com análises acuradas dos elementos e circunstâncias que influenciam as corridas eleitorais. Emoções Ocultas e Estratégias Eleitorais é um livro que esclarece os sentimentos que dão as cartas nas eleições e explica o funcionamento das campanhas políticas, eventos que mobilizam milhões de pessoas e monopolizam a atenção da opinião pública, mas continuam sendo um mistério para a maioria da população.

É um livro que vai interessar quem habita o universo da política, mas também quem vota. “Acredito que, quanto mais informados sobre o processo, melhor os eleitores poderão, na eleição, avaliar os próprios sentimentos em relação ao que vêem, ouvem e lêem, fazendo assim melhores escolhas”, escreve o autor.

Um dos capítulos trata especificamente daqueles que costumam ser as principais “armas” dos candidatos, os comerciais de TV. E, além de examinar campanhas passadas, Lavareda mostra como o estudo do cérebro humano deu origem ao chamado “neuromarketing” e está mudando a dinâmica das eleições.

Sobre o autor
Antonio Lavareda é bacharel em Direito (UFPE) e jornalismo (Unicap), mestre em Sociologia (UFPE) e doutor em Ciência Política (Iuperj). Já publicou os livros Representação, Legitimidade e Crise Política (Ed.UFPE); Poder e Voto (Massangana); A Vitória de Arraes (Ed. Inojosa); Democracia nas Urnas (Revan), que é leitura obrigatória na seleção ao curso de pós-graduação em política da USP; e Partidos no Pós-Guerra (Ed. UFPE).

SERVIÇO
Lançamento Emoções Ocultas e Estratégias Eleitorais
Quando:
quinta-feira (26/11)
Onde: Livraria Cultura – Conjunto Nacional
Endereço: Av. Paulista, 2.073 – Bela Vista – São Paulo (SP)
Horário: das 18h30 às 21h30
Autor: Antonio Lavareda
Editora: Objetiva
Preço: R$ 44,90
Páginas: 312

Revista Consultor Jurídico, 26 de novembro de 2009, 6h16

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 04/12/2009.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.