História do Brasil

Autores de 200 Anos de Justiça irão no Jô na sexta

Autor

19 de novembro de 2009, 14h56

Os autores do livro Justiça no Brasil – 200 Anos de História Paulo Guilherme de Mendonça Lopes e Patrícia Rios serão os entrevistados do Programa do Jô (TV Globo), na próxima sexta-feira (20/11). O livro conta a história do Judiciário brasileiro desde a instalação da Casa de Suplicação, o primeiro tribunal de cúpula no país, em 1808, até os dias atuais, quando a Justiça passa a ter um papel cada vez mais ativo na vida do cidadão. Os autores são sócios do escritório Leite, Tosto e Barros Advogados.

Com 240 páginas ricamente ilustradas em edição de luxo, Justiça no Brasil faz o relato detalhado da evolução do Judiciário brasileiro, dentro do contexto da história política nacional. Antes de atingir o marco histórico de 10 de maio de 1808 — data da independência da Justiça brasileira com a implantação da Casa de Suplicação no Rio de Janeiro — os autores repassam os episódios vividos pelo Judiciário no país, desde a chegada de Pedro Álvares Cabral, que já trazia em sua comitiva um desembargador. Com efeito, revela o livro que o frei Henrique de Coimbra embarcou na esquadra de Cabral justamente por seu notório saber jurídico.

No posfácio da obra, os autores lembram que nunca antes neste país, o Judiciário ocupou espaço tão proeminente na vida nacional a ponto de ser acusado de invadir o espaço dos outros poderes da República ou de propiciar uma excessiva judicialização dos atos sociais. A leitura do livro de Mendonça Lopes e Patrícia Rios ajuda a entender esse fenômeno contemporâneo.

Justiça no Brasil – 200 Anos de História é a segunda iniciativa editorial que reúne o Leite Tosto e Barros, a ConJur Editorial, a empresa TBE (Transmissoras Brasileiras de Energia) que patrocinou a obra, e um episódio da história da Justiça no Brasil. Antes, essa união de empreendedores já havia produzido O Processo de Tiradentes, um resgate do julgamento do maior herói da história do Brasil.

SERVIÇO
Quem: Paulo Guilherme de Mendonça Lopes e Patrícia Rios autores da livro Justiça no Brasil – 200 Anos de História
Onde: Programa do JôTV Globo
Quando: sexta-feira (20/11)
Horário: Meia-noite
Editora: ConJur Editorial
Número de páginas: 240
Preço: R$ 95
Compras: pela internet na Loja ConJur

Clique aqui para comprar Justiça no Brasil – 200 Anos de História
Clique aqui para comprar O Processo de Tiradentes

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!