Consultor Jurídico

Autores de 200 Anos de Justiça serão entrevistados no Jô desta sexta

19 de novembro de 2009, 14h56

Por Redação ConJur

imprimir

Os autores do livro Justiça no Brasil – 200 Anos de História Paulo Guilherme de Mendonça Lopes e Patrícia Rios serão os entrevistados do Programa do Jô (TV Globo), na próxima sexta-feira (20/11). O livro conta a história do Judiciário brasileiro desde a instalação da Casa de Suplicação, o primeiro tribunal de cúpula no país, em 1808, até os dias atuais, quando a Justiça passa a ter um papel cada vez mais ativo na vida do cidadão. Os autores são sócios do escritório Leite, Tosto e Barros Advogados.

Com 240 páginas ricamente ilustradas em edição de luxo, Justiça no Brasil faz o relato detalhado da evolução do Judiciário brasileiro, dentro do contexto da história política nacional. Antes de atingir o marco histórico de 10 de maio de 1808 — data da independência da Justiça brasileira com a implantação da Casa de Suplicação no Rio de Janeiro — os autores repassam os episódios vividos pelo Judiciário no país, desde a chegada de Pedro Álvares Cabral, que já trazia em sua comitiva um desembargador. Com efeito, revela o livro que o frei Henrique de Coimbra embarcou na esquadra de Cabral justamente por seu notório saber jurídico.

No posfácio da obra, os autores lembram que nunca antes neste país, o Judiciário ocupou espaço tão proeminente na vida nacional a ponto de ser acusado de invadir o espaço dos outros poderes da República ou de propiciar uma excessiva judicialização dos atos sociais. A leitura do livro de Mendonça Lopes e Patrícia Rios ajuda a entender esse fenômeno contemporâneo.

Justiça no Brasil – 200 Anos de História é a segunda iniciativa editorial que reúne o Leite Tosto e Barros, a ConJur Editorial, a empresa TBE (Transmissoras Brasileiras de Energia) que patrocinou a obra, e um episódio da história da Justiça no Brasil. Antes, essa união de empreendedores já havia produzido O Processo de Tiradentes, um resgate do julgamento do maior herói da história do Brasil.

SERVIÇO
Quem: Paulo Guilherme de Mendonça Lopes e Patrícia Rios autores da livro Justiça no Brasil – 200 Anos de História
Onde: Programa do JôTV Globo
Quando: sexta-feira (20/11)
Horário: Meia-noite
Editora: ConJur Editorial
Número de páginas: 240
Preço: R$ 95
Compras: pela internet na Loja ConJur

Clique aqui para comprar Justiça no Brasil – 200 Anos de História
Clique aqui para comprar O Processo de Tiradentes