Negócio ilícito

Sócio de bingo livra-se de pagar parcelas de cota

Autor

28 de janeiro de 2009, 15h54

Um empresário do Rio Grande do Sul conseguiu se livrar do pagamento de notas promissórias emitidas na compra de cotas sociais de um bingo. A 9ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul entendeu que como o negócio não é legal, o empresário está dispensado de fazer os pagamentos.

Ele entrou como sócio da casa de bingos parcelando o pagamento em 18 vezes. Quando faltava apenas oito parcelas de R$ 12.777, o bingo foi fechado por uma decisão da Justiça Federal. Assim, ele parou de pagar as parcelas. O empresário, que foi defendido pelo advogado Gustavo Baldasso Schramm, comprou uma cota de R$ 230 mil do Bento Bingo Administradora de Jogos.

Os antigos donos defenderam que a empresa foi constituída regularmente e que há discussões sobre a legalidade do bingo no país. Afirmaram, ainda, que o empresário estava ciente sobre a dissolução da sociedade na Justiça Federal na época de celebração do contrato. Para eles, isso não é motivo para deixar de cumprir as obrigações assumidas. Os donos lembraram ainda o risco do negócio. Na primeira instância, foram vitoriosos.

Para o desembargador Odone Sanguiné, relator do caso, as discussões sobre a legalidade do jogo são decorrência de norma editada por estados e municípios, o que é inconstitucional. Ele lembra que a competência para julgar esse tipo de assunto é federal. Além disso, Sanguiné afirma que o entendimento na Justiça Federal sobre a ilegalidade do jogo já está consolidado.

Sobre a validade das notas promissórias, o desembargador disse que é possível discutir a nulidade. Ele observou que para que um negócio seja válido, um dos requisitos é a licitude do objeto. “Assim, tratando-se os jogos de azar de atividade ilícita, e esta a atividade preponderante, senão exclusiva do estabelecimento objeto de contrato de compra e venda, tenho que o negócio entabulado entre as partes afigura-se nulo”.

Clique aqui para ler a decisão

 

Processo 700.25.424.391

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!