Ciência das Falhas

Engenheiro da Eletronuclear lança livro sobre controle de riscos

Autor

18 de outubro de 2008, 0h00

O engenheiro nuclear Leonam dos Santos Guimarães, que é chefe de gabinete da presidência da Eletronuclear, lança no dia 5 de novembro o livro Gerenciamento de Riscos e Segurança de Sistemas, da iEditora.

Segundo o autor, que é um dos maiores especialistas em energia nuclear do país, o gerenciamento de riscos é parte incontornável dos processos gestões na engenheira. Este gerenciamento é executado baseado-se nos conceitos de Segurança de Funcionamento de Sistemas Industriais (SdF). A SdF constitui hoje uma verdadeira disciplina da engenharia. Ela é aplicada em todas as fases de vida de um sistema industrial.

Guimarães diz que o SdF pode ser definido como a Ciência das Falhas. Num sentido estrito, ele é a capacidade de um sistema cumprir com sucesso a missão para a qual foi concebido, sem que ocorram eventos indesejáveis. O livro tem como objetivo apresentar os conceitos e métodos básicos aplicados nas diferentes fases de um sistema industrial.

Leonam dos Santos Guimarães é engenheiro naval com doutorado pela USP e engenheiro nuclear com mestrado na Universidade de Paris. Atuou por 20 anos no Programa Nuclear da Marinha tendo sido coordenador de Projetos de Propulsão Nuclear de 2001 a 2005. É professor da Faculdade de Administração da FAAP e professor Visitante da Escola Politécnica da USP. Atualmente é chefe de gabinete da presidência da Eletronuclear.

Serviço:

Livro: Gerenciamento de Riscos e Segurança de Sistemas

Autor: Leonam dos Santos Guimarães

Data: 5 de novembro

Horário: 18h30

Local: Clube Americano

Endereço: avenida Rio Branco, 123 — 21º andar — Rio de Janeiro

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!