Situação vexatória

Acusação indevida causa dano moral que merece ser reparado

Autor

15 de outubro de 2008, 11h48

Acusação indevida de furto configura dano moral que merece ser reparado. Com esse entendimento, a 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça manteve a condenação de um supermercado a indenizar um consumidor pelos danos morais sofridos. Ele foi obrigado a retornar à loja e ser revistado sob a suspeita de furto quando já estava em via pública.

O fato levou o consumidor a pedir indenização por dano moral. Em primeira instância, o pedido foi julgado improcedente. O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, no entanto, deu ganho de causa ao consumidor. Condenou o supermercado a indenizá-lo em R$ 7 mil.

A condenação levou a empresa a recorrer ao STJ. Para ela, somente há obrigação de indenizar se for provada que a abordagem se deu com evidente má-fé, o que, alega, não ocorreu no caso.

A relatora do recurso no STJ, ministra Nancy Andrighi, entendeu que o tribunal estadual explicitou claramente a configuração da responsabilidade civil do estabelecimento: o fato, baseado no comportamento do funcionário do supermercado; o dano, caracterizado pela humilhação e situação vexatória a que foi submetido o consumidor; e o nexo de causalidade entre a conduta da empresa e o constrangimento experimentado pelo consumidor.

Além disso, entendeu que o valor determinado para indenização se enquadra dentro do que o STJ vem definindo. O tribunal, em situações similares, destaca a ministra, tem mantido indenizações em patamares superiores a este. Como o acórdão já transitou em julgado, não cabe mais recurso.

REsp 1.042.208

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!