Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

A volta

Cláudio Lembo assume secretaria na prefeitura de São Paulo

Por 

O ex-governador de São Paulo, Cláudio Lembo (DEM), tomou posse, na manhã desta sexta-feira (28/11), na Secretaria dos Negócios Jurídicos da Prefeitura de São Paulo. A indicação faz parte da cota pessoal do prefeito reeleito Gilberto Kassab (DEM). “Ele teve a delicadeza de me convidar. Há o preconceito de que um ex-governador não deve aceitar um cargo menor. Acho isso uma bobagem”, afirmou ele em entrevista à revista Consultor Jurídico.

Professor e advogado, Lembo já ocupou o mesmo cargo em outras duas oportunidades. Em 1974, ele entrou na vida pública ao assumir a então Secretaria de Negócios Extraordinários. O prefeito na época era Olavo Setubal, dono do Itaú, banco para o qual Lembo advogava. Na gestão Jânio Quadros (PTB), em 1986, ele se tornou secretário dos Negócios Jurídicos. Trabalhou também com Paulo Maluf (PP), em 1993, como secretário do Planejamento.

O secretário dos Negócios Jurídicos é uma espécie de advogado da Prefeitura. Ela cuida da parte de consultoria jurídica e de contencioso. Também está em sua estrutura a Procuradoria-Geral do Município.

“Eu criei a Procuradoria em São Paulo. É uma casa que tenho certa experiência. Tenho boa relação com os procuradores”, diz. Na avaliação de Lembo, os dois secretários anteriores — Luiz Antonio Guimarães Marrey e Ricardo Dias Leme — fizeram um bom trabalho, o que deixa a situação tranqüila.

Lembo nega que a sua entrada faça parte do plano de diminuir o espaço do grupo de José Serra (PSDB) da prefeitura. Sua volta à vida pública deve-se apenas a sua amizade com o prefeito, garante ele. “Sou companheiro do Kassab desde o ingresso dele no DEM. Ele me fez governador. Ele me articulou politicamente”, afirma.

O ex-governador diz que não está ensaiando uma candidatura nas próximas eleições. “Nem penso nisso. Em 2010, posso já estar no caixão”, afirma.

Segundo o Decreto Municipal 27.321/88, é prerrogativa da secretaria “supervisionar, coordenar, controlar e delinear a orientação geral a ser observada pela PGM e demais unidades que integram a secretaria, no que tange às suas atribuições específicas e programas de atuação”. A Lei Municipal 10.182/86, que criou a secretaria, atribui a ela o poder de fazer processos administrativos e sindicâncias contra servidores.

Formado na USP, Lembo advoga desde 1959 e já foi reitor da Universidade Mackenzie, onde defendeu o seu doutorado. Ele é professor titular de Direito Constitucional e de Direito Processual Civil do Mackenzie. Em 2002, foi eleito vice-governador na chapa com Geraldo Alckmin (PSDB). Em março de 2006, Lembo assumiu o governo estadual quando Alckmin foi candidato a presidente.

Lembo é conhecido por sua língua afiada. Durante a crise do PCC em São Paulo, o então governador disse que a “elite branca” era responsável pela “miséria social brasileira” e que a “bolsa da burguesia” precisaria ser aberta para evitar novos eventos como aquele. Quando a OAB-SP e algumas outras entidades lançaram o movimento Cansei, Lembo o definiu como "expressão muito própria de dondocas enfadadas com suas vidas enfadonhas".

 é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 28 de novembro de 2008, 18h32

Comentários de leitores

7 comentários

ONG. INTERCÂMBIO CULTURAL CHILE-BRASIL SOMOS UN...

JUAN GAJARDO (Outros)

ONG. INTERCÂMBIO CULTURAL CHILE-BRASIL SOMOS UNA ENTIDAE Á POLITICA PARTIDARIA,, MAS SOMOS PRACTICANTE DE POLITICAS PÚBLICAS QUE SE COMPLEMENTEN CON VALORES DE ÉTICA Y PRINCIPIOS DE IGUALDAD SOCIAL COMO É EL EXEPLO DE DIGNIDADE DE ESTE GRANDE POLITICO , DIPLOMATICO EN SEU ELEGANCIA COMO TRAE A DISCUSIÓN ESTA ALITE HERDAD DO TEMPOS DA ESCLAVIDÃO E DO PODER DA IGREJA INDUSTRIA DA MISERIA SOCIAL Y RENACEN NUESTRAS ESPERANZA DE UNA RENOVAÇÃO Y CREDITOS AA FIGURAS COMO ESTA CON LA CUAL NOS IDENTIFICAMOS Y ACREDITAMOS ,, NUESTROS VOTOS DE EXITO EM SEU RETORNO EXCELENTISIMO SR.A CLÁUDIO LEMBO,,

Demos, são o que são independente do nome que o...

Armando do Prado (Professor)

Demos, são o que são independente do nome que os utiliza. Aliás, esse ex-governador é o que existe de oportunista sem limite. Quem o conhece desde os anos 60 sabe do que estou falando.

A critica é necessária, gente por favor, com ed...

ca-io (Outros)

A critica é necessária, gente por favor, com educação, palavreado a altura, deste respeitavel mural. Chega de baicharia. Não EXISTE no Brasil, um partido político que já administrou ou administra alguma coisa, que não tenha secretários administração de governo,ou filiados, envolvido em corrupção.Lógico não são todos os membros, mas são muitos.Vez por outra me pergunto,o que é regra, o que é excessão.

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 06/12/2008.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.