Adeus à Corte

Para Marco Aurélio, Ellen indicou que sairá do Supremo

Autor

5 de março de 2008, 22h33

As especulações sobre a possível saída antecipada da ministra Ellen Gracie do Supremo Tribunal Federal ganharam um capítulo especial na sessão desta quarta-feira (5/3) no tribunal. O ministro Marco Aurélio, em tom de brincadeira, afirmou que a atitude de Ellen de antecipar o voto pode confirmar o que a imprensa tem dito sobre a proximidade da aposentadoria da ministra.

A afirmação foi feita durante o julgamento da constitucionalidade das pesquisas com células-tronco embrionárias. O relator, Carlos Britto, votou a favor da pesquisa. Em seguida, o ministro Menezes Direto pediu vista. Foi então que a ministra Ellen Gracie anunciou que adiantaria seu voto.

Marco Aurélio não perdeu tempo. Disse, sorrindo, que recebia o adiantamento do voto da ministra com tristeza, porque indicaria que, de fato, ela antecipará a aposentadoria. “Acaba de confirmar que nos deixará nos próximos dias.” Ellen Gracie ficou um pouco ruborizada, mas não se abalou. Continuou seu pronunciamento como se nada tivesse acontecido e também votou a favor da pesquisa.

Há notícias de que a ministra deixará o tribunal em abril, quando deixa a Presidência da Corte. Fontes próximas à ministra dão como certa a saída dela. O destino mais provável seria a Corte Internacional de Haia, na Holanda.

Em dezembro do ano passado, o jornal O Estado de S. Paulo já trazia reportagem sobre a saída de Ellen. Segundo o jornal, Ellen teria dito a colegas do Supremo que seu ciclo no tribunal já estava próximo do fim. Na ocasião, a ministra afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não tinha planos de deixar o STF, mas de continuar nos julgamentos ao lado dos seus colegas, depois que acabar seu mandato como presidente.

A saída de Ellen Gracie garantiria a Lula o direito de indicar seu oitavo ministro para o STF. Desde que foi eleito, em 2003, o presidente nomeou os ministros Cezar Peluso, Carlos Britto, Joaquim Barbosa, Eros Grau, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia e Menezes Direito.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!