Ganhou e levou

Negado HC a advogado acusado de ficar com dinheiro do cliente

Autor

21 de maio de 2008, 0h01

O advogado Gilberto Rocha de Andrade, acusado de ter se apropriado de R$ 7 mil de seu cliente em uma ação trabalhista, não conseguiu anular a denúncia contra ele. A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal negou, nesta terça-feira (20/5), Habeas Corpus para ele.

De acordo com o Ministério Público, ao ganhar uma causa trabalhista, como defensor, o advogado recebeu o valor devido a seu cliente, mas deixou de repassar a importância para ele. Ao invés disso, o advogado ofereceu dois cheques de terceiros — ambos devolvidos pelo banco sacado, e um terreno em Suzano (SP), que não era de sua propriedade, diz a denúncia do MP.

No Supremo, o advogado pedia o trancamento da ação penal, alegando que a denúncia não indica com precisão a data dos fatos imputados a ele, mencionando apenas que teriam ocorrido no mês de novembro.

Para o relator, ministro Ricardo Lewandowski, contudo, a denúncia apresentada pelo MP contra o advogado está bem estruturada e permite a garantia da aplicação do direito do contraditório e da ampla defesa. Lewandowski foi acompanhado por unanimidade.

HC 92.695

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!