Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Colega de chapa

Urnas eletrônicas exibirão foto de candidato a vice-prefeito

O Tribunal Superior Eleitoral alterou as informações que serão exibidas nas urnas eletrônicas nas eleições de 2008. A partir de agora, o eleitor verá, na hora do voto, a foto do candidato a vice-prefeito. A intenção do TSE é informar melhor o eleitor sobre os candidatos em que ele vota.

A mudança foi sugerida pelo ministro Carlos Britto logo após a sua posse na presidência do TSE, no dia 06 de maio. Para Britto, a inclusão de mais dados na tela atende ao direito dos eleitores de serem melhor informados. “Porque não é raro que os suplentes e vices assumam a titularidade do cargo e, às vezes para sempre, até o fim do mandato, não episodicamente, verdadeira sucessão. Não é chegada a hora também de identificá-lo para o eleitorado?”, questiona o ministro.

Na sessão administrativa desta terça-feira (17/6) os ministros concordaram com a proposta de alteração apresentada pelo ministro Ari Pargendler, relator das resoluções para as eleições desse ano. A questão foi levada à pauta no julgamento das Instruções 114 e 120.

Com a mudança, os candidatos a vice-prefeito terão que entregar uma foto oficial na hora do registro. No julgamento, os ministros observaram que os candidatos que já se registraram devem ficar atentos à alteração e procurar a Justiça Eleitoral para incluir a foto.

Instruções 114 e 120

Revista Consultor Jurídico, 18 de junho de 2008, 0h01

Comentários de leitores

1 comentário

O que será que se esconde por detráz da falta d...

ZÉ ELIAS (Advogado Autônomo)

O que será que se esconde por detráz da falta de transparência nas eleições? Porque o sistema não é simples e de fácil entendimento? Que raio de democracia é essa? Quem são os grandes beneficiários dos enigmas eleitorais? Seria um ótima revolução, tornar essas coisas mais simples e completamente claras, para tristeza dos corruptos!

Comentários encerrados em 26/06/2008.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.